Salame de chocolate da Lau

Esta receita é simples de fazer e em pouco difere das outras conhecidas.
Claro que tenho um segredo que faz diferença nesta receita e que tem a ver com o chocolate que uso, que é tão simplesmente o chocolate com cacau instantâneo do Lidl... sim aquele para colocarem no leite. Que não sendo excessivamente doce fica perfeito!
Outra coisa boa é que rende bastante e assim sendo tem um custo bastante económico.

Ingredientes:

200 g de chocolate com cacau instantâneo Lidl
200 g de bolacha maria
150 g de margarina
150 g de açúcar
4 gemas

Bimby:

Colocar metade das bolachas, meias partidas, no copo da bimby e dar uns toques de turbo para partir as bolochas em pedaços pequenos. Repetir com a outra metade das bolachas. Reservar.

Agora é só triturar o açúcar para ficar em pó, ou seja pôr o açúcar no copo da bimby e programar 1 minuto e ir rodando a velocidade até chegar ao nível 10.

Adicionar as gemas e a margarina e programe 5 min/70 ºC/vel 4. Juntar o cacau e programar 20 seg/vel 5. Por último adicionar as bolachas e envolver (10 seg/vel. 3).

Tradicional:

Parta as bolachas de forma ficarem pedaços pequenos. Pode colocar as bolachas partidas num saco e "martelar" com o martelo de bifes ou com o rolo da massa, para ajudar a ficarem pedaços mais pequenos. Reservar.

Colocar a margarina e o açúcar numa taça e bater com a batedeira em velocidade média até que fique um creme esbranquiçado.

Adicionar as gemas e o cacau e misturar com uma colher de pau. Por último juntar as bolachas e envolver bem.


Depois de feita a massa do salame, coloque-a numa folha de alumínio grande e dê a forma de salpicão. Se quiser pode polvilhar primeiro a folha com açúcar granulado. Ou então forre uma forma de bolo inglês com folha de alumínio e dentro coloque a massa. Pressione com a ajuda da colher de pau ou espátula e feche a folha de alumínio.
Leve ao frigorífico por cerca de 2 a 3 horas para endurecer.

À medida que for consumindo guarde sempre o restante no frigorífico. Se preferir depois de endurecido pode cortar em fatias e congelá-las separadas, e ir retirando à medida que for necessário.

Bom Apetite!

Comentários

As preferidas desta semana