Febras de porco no tacho à minha moda

Normalmente faço as febras na frigideira, mas desta vez decidi fazer de forma diferente, no tacho!
E isto porque não sabia a que horas estaria em casa, para fazer o jantar, e quis já deixar um pouco adiantado, e de forma a que fosse só por ao lume quando chegasse a casa. 
E foi exactamente isso que aconteceu! Enquanto as batatas fritavam, as febras cozinhavam calmamente no tacho. Fiz a salada, e pus a mesa. E em quanto tempo? 30 minutos! Portanto rapidinho rapidinho! 
Eu temperei com antecedência, mas podem fazer tudo no momento, mas comprometendo um pouco o sabor e a maciez da carne.

Estas febras também ficam muito bem no pão. Abram uma carcaça/bola ao meio, coloquem 2 ou 3 colheres de sopa do molho no pão e por cima a febra. Reguem com mais molho ou se preferirem com mostarda! Um verdadeiro pitéu a fazer lembrar as cervejarias!

Ora vamos lá a isto que esta receita é para quem não tem muito tempo!

Ingredientes

750 g de febras de porco (perna)
3 colheres de sopa de azeite
150 ml de vinho branco
1 colher de sopa de sal
1 colher de sopa de pimentão ou colorau
pimenta a gosto
1,5 colher de chá de mostarda
1 raminho de coentros
1 folha de louro
3 dentes de alho
20 g de margarina

Começar por colocar o azeite no fundo do tacho, fazer uma camada de febras e temperar com parte do sal, do alho e da pimenta e repetir até terminar a carne. Deitar o vinho, colocar o pimentão, os coentros, o louro, a mostarda e por fim a margarina. Tapar e deixar tomar gosto por cerca de 3 horas.


Antes de cozinhar mexer as febras e levar a lume médio alto, com o tacho tapado. Quando levantar fervura  dar mais uma volta às febras, tapar e reduzir o lume. Ao fim de 10 minutos, dar mais uma volta às febras tentando que as de cima fiquem no fundo do tacho. Tapar e deixar cozinhar por mais 5 minutos. Desligar o fogo e deixar o tacho tapado cerca de 5 minutos antes de servir.


Acompanhei com batata frita e salada de alface e tomate temperada com oregãos, azeite e creme de vinagre balsâmico.


Bom Apetite!

Comentários

As preferidas desta semana