Nuggets de Frango caseiros

Decidi experimentar fazer uns nuggets de frango e congelar. 
A grande vantagem de os fazer em casa é que podemos fazer com que o panado seja sem gluten, usando farinha e pão ralado sem gluten, e claro controlar a quantidade de sal e acima de tudo a qualidade da carne.
Estes foram temperados como se fosse um panado, portanto de forma simples, mas que resultou extremamente bem.
Para cortar os pedaços de nuggets, a carne estava ligeiramente congelada no meio, para ser mais fácil de cortar e não ficarem muito moles para se panar de forma mais fácil e rápida. 
Esta receita rendeu-me cerca de 30 nuggets generosos de tamanho, e foram guardados no congelador, e não consumidos de imediato.
Assim, vou explicar-vos como os poderão fazer para congelar e desta fora ter sempre nuggets à mão para fazer por exemplo naqueles dias mais atarefados.
Desta carne ainda tirei dois bifes fininhos para panar, para a miúda levar no pão com alface, para o almoço numa visita de estudo. Como usei o mesmo panado e tempero sei que os nuggets também ficaram deliciosos. 
Ingredientes:

2 peitos de frango
sumo de meio limão
1 colher de chá de alho em pó
1 colher de chá de sal
pimenta qb

Panado:
2 ovos
2 colheres de chá de sumo de limão
4 a 5 colheres de sopa de farinha para bolos
4 a 5 colheres de sopa de pão ralado
sal refinado e pimenta qb

Se os peitos de frango estiverem ainda frescos, levem-nos ao congelador por cerca de 45 minutos para ficarem firmes. Se o peito estiver congelado descongelem e até ao ponto em que ainda se sente a carne rijinha no meio, mas que seja fácil de cortar.

Cortem o peitos de frango em fatias de cerca de 1 a 1,5 cm de espessura e coloquem-nos numa tigela.
Temperem com o sumo de meio limão,  a colher de chá de alho em pó, a de sal e a pimenta. Misturar muito bem para que todos os bocadinhos fiquem cm tempero e deixar tomar gosto por meia hora.

Passando à parte de panar, colocar a farinha numa tigela, o pão ralado noutra tigela ou prato e temperá-lo com o sal e a pimenta, que não deverá ser exagerado (diria que uma colher de café de cada é suficiente), uma vez que a carne já está temperada.
Noutra tigela deitar os ovos e as 2 colheres de sumo de limão e bater até que o ovo esteja uniforme.


Passar cada pedaço de carne pela farinha, de forma a que fique totalmente enfarinhado mas sem excesso, depois passe pelo ovo e escorra bem, e por fim pelo pão ralado e colocar numa travessa que possa ir ao congelador. repita o processo para todos os pedaços de frango, e tenha o cuidado de ao colocar cada nugget no tabuleiro estes não toquem uns nos outros.

Levar ao congelador de um dia para o outro e depois colocar em sacos e voltar a colocar no congelador.


Para os confeccionar é só fritar em óleo ou se preferirem podem colocar no forno.

Comentários

As preferidas desta semana