Bolinhos de chuva

Atendendo aos dias chuvosos de Inverno lembrei-me de fazer bolinhos de chuva!
Têm uma textura idêntica à bola de berlim, mas o tamanho é mais pequeno que o dos sonhos!

Os bolinhos de chuva são um doce brasileiro, que se tornou mais conhecido em Portugal por causa das telenovelas, e também do Sítio do Pica-Pau Amarelo, onde a tia Anastácia os fazia muitas vezes para o Pedro, a Narizinho e a boneca Emília! Lembram-se das personagens?  E do genérico?


A isto chamo a nostalgia a combinar com a chuva! AHAHAHAHAH

Segundo parece o bolinho de chuva tem origem nos sonhos de Natal, e só surgiu por volta do século XIX quando a farinha de trigo começou a ser ais usada no Brasil.

Experimentem fazer e acompanhar com um cafézinho ou um chá como é recomendado no Brasil.

É fácil de fazer e ainda mais rápido de comer! São viciantes... um só nunca chega... e dois também não! Esta receita rendeu-me cerca de 2 dúzias de bolinhos.

Usei a colher de gelados para medir a massa e assim os bolinhos ficarem todos do mesmo tamanho, e porque facilita a libertação da massa da colher. Caso não tenham, usem uma colher de sopa para colocar a massa para fritar e ajudem com outra colher a libertar a massa da colher.

Ingredientes

2 chávenas de farinha
3 ovos
6 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de fermento em pó
4 colheres de sopa de leite

300 a 400 ml óleo para fritar
açúcar e canela para envolver
Numa tigela colocar todos os ingredientes menos a farinha e misturar bem. Depois adicionar a farinha aos poucos e ir incorporando até ficar uma massa uniforme. Fiz à mão, não é necessário usar uma batedeira.

Colocar o óleo num tachinho e levar ao lume. Quando o óleo estiver quente baixe o lume de forma a manter a temperatura. O óleo não deve estar demasiado quente durante a fritura para evitar que os bolinhos queimem por fora e fiquem crus por dentro.

Colocar colheradas da massa no óleo e deixar que alourem. Vão ver os bolinhos a crescer de imediato e a virarem-se sozinhos. Eles ficam mesmo redondinhos. Não se preocupem muito com a forma com que a massa entra no óleo.

Quando estiverem lourinhos retirem e deixem-nos escorrer em cima duma grelha ou sobre papel absorvente.

Repetir até terminar a massa.

Passar por uma mistura de açúcar e canela (2 colheres de sopa de açúcar para 1 de canela, é o suficiente e provavelmente ainda irá sobrar). 

Coloquem num prato ou tigela e sirvam com um café ou um chá.


Bom Apetite!

Comentários

As preferidas desta semana