Pão branco simples

Uma receita básica é a de pão branco normal, depois é só ir variando um pouco, por exemplo substituir 100g de farinha de trigo por 100g de farinha de centeio.
Assim ninguém precisa de ir a correr para a rua para comprar pão!
Eu fiz ontem o meu totalmente na máquina de fazer pão!

Ingredientes:

300g de água
500g farinha sem fermento
5g de fermento seco
1 colher de chá de sal

MFP:
Programa de amassar, colocar a água, a farinha, o sal e o fermento. (cerca de 1h30)
Se optar por fazer tudo na máquina é apenas uma questão de escolher então um programa de  cozinhar pão branco (cerca de 3h30)

Bimby:
Colocar a água, o sal e o fermento e programar 1.30 min./37º/vel.2 Juntar a farinha e programar 2 minutos velocidade espiga. 

Tradicional:
Misture a água morna (cerca de 37ºC) e o fermento e deixe hidratar por 5 a 10 minutos até fazer umas bolhas.
Coloque a mistura do fermento com a água numa taça grande, adicione a farinha e o sal e amasse durante cerca de 5 a 10 minutos até que a massa fique uma bola e se descole das mãos.

Para fazer um pão grande basta colocar a massa numa taça grande e levar a levedar por 1h a 1h30 num sítio morno ou caso o forno tenha usar o programa de levedar.

Se optar por fazer bolinhas de pão, depois de amassar deixe a massa descansar cerca de 10 minutos. Passado este tempo divida a massa em cerca de 10 unidades idênticas, molde as bolinhas e coloque num tabuleiro de forno, com alguma distância entre elas, porque vão aumentar de tamanho. Leve a levedar num local morno por cerca de 1h a 1h30

Ligue o forno a 200ºC. 
Passe a massa que estiver na taça para uma superfície enfarinhada e forme uma bola grande. Coloque-a numa forma de bolo sem chaminé polvilhe com farinha  e leve ao forno pré-aquecido por 30 a 40 minutos.


Bom Apetite!

Comentários

As preferidas desta semana