Lasanha de carne especial

Esta lasanha foi uma bela surpresa! Já imaginava que o sabor fosse ficar óptima... mas não alcançava que fosse assim tão deliciosa! Foi a melhor que já fiz! E não me parece que vá querer outra!
É especial porque foi feita para um almoço cá em casa com alguns dos meus sobrinhos, e não sobrou nada! 
Comecei por fazer um molho de tomate, e fiz o dobro da quantidade indicada para poder guardar metade para usar ou só com massa ou com almôndegas ou outra coisa que surja. Depois é que juntei a carne. 

Esta lasanha deu para 7 pessoas e todos repetiram!

Ingredientes:

500 ml de polpa de tomate
1 cenoura
6 cogumelos marron
30 g de azeite
1/2 cebola
2 dentes de alho
1 caldo de carne (tipo knorr)
1 c de chá de oregãos picados
1 c de chá de salsa picada
sal e pimenta qb
1 kg de carne de vaca picada

1 embalagem de lasanha seca

molho bechámel:
400 ml de leite
40 g de farinha
60 g de margarina
1 c de chá de noz moscada
sal e pimenta qb
100 ml de natas

100 g de queijo mozzarella

Tradicional
Descascar a cenoura, cortar em pedaços e picar no 1,2,3, ou com a varinha mágica. Reservar
Lavar os cogumelos e picar no 1,2,3 ou com a varinha mágica. 
Descascar  a cebola e o alho e picar no 1,2,3 ou com a varinha mágica.
Num tacho colocar o azeite, a cebola e o alho e deixar cozinhar até que a cebola esteja transparente.
Acrescente a cenoura, os cogumelos, a polpa de tomate, o caldo de carne, os oregãos, a salsa e tempere com um pouco de sal e pimenta. Envolva tudo com a ajuda de uma colher de pau, e deixe cozinhar em lume brando, após levantar fervura, por cerca de 45 minutos, tendo o cuidado de ir mexendo com a colher.

Entretanto, faça o molho béchamel. Coloque a margarina num tacho e deixe derreter, Junte a farinha e envolva na margarina, adicione o leite e tente dissolver a mistura de farinha. Tempere com a noz mosca, o sal e a pimenta e vá mexendo até que o creme fique espesso. Entretanto adicione as natas e envolva. Deixe que levante fervura. Reserve.

Bimby
Começar por descascar e cortar a cenoura em pedaços. Lavar os cogumelos e colocá-los juntamente com a cenoura no copo da bimby, programar 10 seg/vel 5. Reservar
Descascar e cortar a cebola e os alhos, e colocar no copo da bimby. Programar 5 seg /vel 5. Adicionar o azeite e programar 4 min/ vel1/varoma. Junte a polpa de tomate, o caldo de carne, a salsa, os oregãos e tempere com sal e a pimenta. Programe 30 min/vel1/100 ºC. Reserve o molho.

Sem lavar o copo coloque todos os ingredientes do béchamel, à excepção das natas, e programe 8 min/vel.4/90ºC. Adicione as natas.

Comum às 2 formas de cozinhar:

Num tacho coloque a carne e o molho envolva e deixe cozinhar por 5 minutos, após levantar fervura.

Ligue o forno a 200 ºC
Comece a montar a lasanha num tabuleiro de forno, grande. Use uma concha de sopa para espalhar o molho de carne. Coloque meia concha da carne no fundo do tabuleiro. Coloque uma camada de massa de lasanha por cima (eu usei 3 folhas de lasanha, mas depende do tamanho do tabuleiro). Por cima deite 2 ou 3 conchas de carne repita as camadas de lasanha e carne, terminando com uma de massa. Por cima despeje o molho béchamel e polvilhe com o queijo mozzarella.

Leve ao forno por 20 a 30 minutos, tendo o cuidado que não queime por cima.

Sirva de imediato!



Bom Apetite!

Comentários

As preferidas desta semana