Pão de batata doce roxa

Fiz este pão por causa da noite da halloween, mas correu tão bem que o farei com alguma regularidade!
Acredito que ficará bom com qualquer tipo de batata doce!
Neste caso, para além do sabor delicioso do pão e de ter ficado super fofinho, a cor também é espectacular!
Esta receita dá para 2 pães grandes, mas eu optei por dividir a massa em 2 partes e com uma delas fiz 6 pãezinhos e com a outra o tal pão grande.
Usei a máquina de fazer pão para amassar e levedar, por me ter parecido mais fácil... e foi!
Para cozer a batata doce usei o microondas, para garantir que ela não ficaria com muita água e assim não perder a côr. Lavei a batata e embrulhei-a, molhada, em papel de cozinha, e levei ao microondas por 5 minutos na potência máxima. Deixei esfriar um pouco e foi só tirar a pele, cortei àos pedaços e esmaguei com um garfo.
Aconselho que experimentem fazer este pãozinho e garanto-vos que não se vão arrepender!
E para quem tem dúvidas, apesar de ser de batata doce, este pão não é doce, e caiu ainda melhor com paté de pimenta.

Ingredientes:

1 chávena de chá de água morna
1 saqueta de fermento de padeiro (11g)
1 chávena de chá de batata doce roxa esmagada
3 chávenas de chá de farinha (tipo 55) + farinha para polvilhar
1 c de sopa de sal grosso
1 ovo

Máquina de fazer pão

Colocar a água e o fermento na cuba da máquina. adicionar a batata doce, a farinha, o sal e o ovo. Programar a máquina para amassar. Ao fim de 15 minutos verifique a  massa e se estiver um pouco líquida acrescente mais 1 ou 2 colheres de sopa de farinha. 


Bimby

Colocar no copo a água e o fermento. Programar 1min/27 º/vel. 1. Acrescente a batata doce, a farinha, o sal e o ovo e programe 15 seg/vel. 4. Se necessário acrescente mais 1 ou 2 colheres de sopa de farinha e nesse caso programe mais 10 seg/vel.4. De seguida programe mais 2 min/vel espiga. A massa deverá ficar uma bola. Retire a massa para uma taça e tape com um pano e coloque num local morno (forno ou microondas) e deixe levedar por 2 horas ou até triplicar o seu tamanho.

Tradicional

Misture a água e o fermente e deixe hidratar por 5 minutos.
Coloque a mistura do fermento com a água numa taça grande, adicione a farinha e a batata doce e amasse. Junte o sal e o ovo e amasse durante cerca de 5 a 10 minutos até que a massa fique uma bola e se descole das mãos. Se necessário vá acrescentando um pouco de farinha. Tape a massa com um pano e coloque-a num local morno (forno ou microondas) e deixe levedar por 2 horas ou até triplicar o seu tamanho.

Coloque a massa numa bancada enfarinhada e polvilhe com mais um pouco de farinha, Forme uma bola. Divida a massa e faça 12 pãezinhos  ou 2 pães grandes.

Com uma tesoura cortar a superfície da massa para que fiquem uns piquinhos ou se preferir com uma faca faça faça uma cruz no meio.


Ligue o forno a 200 ºC. Quando este atingir a temperatura desejada, coloque os pães no meio do forno e deixe assar por 15 minutos. 
Para ter a certeza que a massa está cozida espete um palito nos pães e se estes vier limpo é porque a massa está cozida se não deixe cozinhar mais 5 minutos e conforme novamente com o palito se a massa está cozida.
Quando os pães estiverem cozidos. Desligue o forno, e deixe a porta aberta com os pães lá dentro para arrefecerem.
Delicie-se com esta maravilha!



Bom Apetite!

Comentários

As preferidas desta semana