Arroz de pescada perfumado

Tinha alguma pescada no congelador, que tinha comprado numa promoção, e que sinceramente não sabia o que havia de fazer com ela. Apetecia-me pescada frita com o seu sabor a limão (podem ver a receita aqui), mas não me estava a apetecer fazer fritos... dilema... Lembrei-me então de fazer um arroz de pescada mas perfumada com limão!
Ficou igualmente saboroso como o arroz de tamboril (receita aqui ), mas com um aroma diferente devido ao limão! Ficou com um sabor fresco! Um arroz digno de dias mais quentes e ainda melhor se acompanhado de um vinho branco fresco! Eu gosto muito do Fonte do Nico branco com uvas moscatel!
Se decidirem usar lombinhos ao invés das postas de pescada, então contem com menos 200 g de peixe. A diferença de peso é por causa das peles e espinhas que serão retiradas. Sugiro que façam com as postas porque assim a carne do peixe fica em lascas de certeza, e com lombinhos esse resultado é capaz de ser mais difícil de obter.

Então vamos lá a isto!

Ingredientes:

800 g de postas de pescada
2 l de água
sal qb

1/2 cebola
1 dente de alho
2 colheres de sopa de azeite
300 ml de polpa de tomate
1 c sopa de concentrado de tomate (facultativo)
1/2 limão
2 chávenas de chá de arroz carolino
sal e pimenta qb
1 folha de louro
3 pézinhos de salsa
1 chávena de chá de gambas descascadas

Leve ao lume numa panela a água temperada com um pouco de sal e o peixe. depois de a água começar a ferver deixe cozinhar cerca de 10 minutos ou até que a espinha esteja a desapegar-se da carne da pescada.
Retire a pescada para um prato e reserve a água. Limpe a pescada das espinhas e das peles e reserve.
Num tacho, de preferência anti-aderente, leve ao lume o azeite. Entretanto pique a cebola e o alho e junte ao azeite. Deixe refogar até que a cebola comece a ficar lourinha. Adicione a polpa e o concentrado de tomate e envolva. Junte o arroz e 4 chávenas de chá da água reservada da cozedura do peixe, a folha de louro e 2 dos pézinhos de salsa. Tempere com um pouco de sal e pimenta (não se esqueça que a água do peixe já tinha sal). Assim que a água levantar fervura acrescente a raspa da casca do limão e o seu sumo, e também o peixe. Envolva tudo com a ajuda de uma colher. Tape e deixe cozinhar em lume médio. 
Desligue o fogão ao fim de 7 minutos, para garantir que fica com uma camada pequena de água por cima de arroz. Adicione as gambas e a restante salsa picada e tape o tacho. 


Aguarde cerca de 5 minutos antes de servir, para que as gambas cozam no restante líquido e vapor.


Bom Apetite!

Comentários

As preferidas desta semana