Cordon bleu desmontado ao forno

Esta receita foi inspirada noutra que vi feita com peito de frango que me pareceu deliciosa!
Não resisti em experimentar e claro com a respectiva adaptação de acordo com o que tinha no frigorífico.
O resultado foi extremamente positivo e é uma daquelas receitas que é para repetir com regularidade!
Como não tinha pão ralado na despensa, mas este é um ingrediente essencial nesta receita, peguei em 6 tostas pequenas e pisei-as numa tigela com a ajuda de uma colher, podem usar um pilão, e de forma a que o pão não ficasse demasiado fino para dar mais crocante ao prato.
É um daqueles pratos que podem preparar e congelar, sem colocar o pão ralado para não ficar ensopado, e só o colocar quando for ao forno. 
É fácil de fazer e ainda mais de comer!

Ingredientes
500 g de peito/bife de perú
100 g de fiambre
150 g de queijo mozzarella ralado
1 c sopa de azeite
sumo de meio limão
30 +10 g de margarina ou manteiga
1 c sopa de farinha para bolos
150 ml de leite
3 a 4 c de sopa de pão ralado
sal e pimenta qb
1 c cá de alho em pó

Cortar o peito de frango em cubos de cerca de 1,5 cm, temperar com o alho, o sal e a pimenta e reservar. Cortar o fiambre em pedaços idênticos ao da carne e reservar. Ligue o forno a 180 ºC.
Levar ao lume uma frigideira com o azeite e quando este estiver quente adicionar a carne e deixar cozinhar até que a carne deixe de estar rosada por fora (ir virando a carne para cozinhar de todos os lados), regar com o sumo de limão e juntar 30 g de margarina ou manteiga e deixar cozinhar mais 3 a 4 minutos em lume médio. Retire a carne, tentando reservar o máximo de molho na frigideira, para um tabuleiro de forno. Junte ao molho reservado na frigideira a farinha e envolva com a ajuda de uma colher. Coloque a frigideira em lume brando e adicione o leite mexendo muito bem, para ajudar a dissolver a farinha, e deixe engrossar um pouco. tempere com um pouco de sal e pimenta e acrescente cerca de 100 g do queijo mozzarella e envolva com a ajuda da colher. Assim que o queijo esteja dissolvido no molho desligue o lume. 
Junte o fiambre e o restante queijo à carne reservada e por cima deite o molho de queijo. 
Na mesma frigideira usada anteriormente derreta a restante margarina e envolva no pão ralado. Espalhe esta mistura por cima da carne e leve ao forno a gratinar por cerca de 5 a 10 minutos ou até que o pão esteja dourado.
Servi com massa ninhos de ovos e salada.



Bom Apetite!

Comentários

As preferidas desta semana