Empadão de carne com puré de batata

Esta receita é um clássico português, e realmente sabe bem em qualquer altura do ano.
Muitas pessoas fazem o puré com o aproveitamento de carnes já cozinhadas, e que são posteriormente moídas e usadas para o recheio.
Neste caso apresento um empadão feito do"zero" com carne de vaca picada.
Usei puré instantâneo por ser mais prático.
A quantidade apresentada dá para 4 pessoas, mas neste caso, a miúda cá de casa, agarrou-se ao empadão e só terminou quando já não havia nada no tabuleiro! Sinal que estava mesmo bom! 😄
Ora vamos a isto, que é uma receita simples e fácil de fazer.

Ingredientes
Recheio:
500 g de carne de vaca picada
2 c sopa de azeite
100 ml de polpa de tomate
sal e pimenta qb
1 folha de louro

Puré:
Puré instantâneo para 6 pessoas
500 ml de leite
500 ml de água
1 c sopa de margarina
sal e pimenta qb
1 c chá de noz moscada
sumo de 1/2 limão médio

1 ovo+1 c sopa de água+sumo de 1/2 limão médio+ sal e pimenta qb
1 noz de margarina para barrar o tabuleiro de forno

Começar pela carne. Colocar o azeite numa frigideira e levar ao lume. Quando o azeite estiver quente, adicionar a carne e alourar de todos os lados. Adicionar os restantes ingredientes da carne, envolver bem, e tapar. Deixar estufar em lume brando, enquanto faz o puré.

Ligar o forno a 180 ºC.

Para o puré, levar a água ao lume, num tacho de preferência anti-aderente, e temperá-la com o sal. a pimenta e a nós moscada. Quando a água estiver a ferver adicionar o puré instantâneo, e o leite e envolver. Adicionar o sumo de limão e a margarina e envolver bem. Se necessário acrescente um pouco mais de leite ou de água. De notar que este puré deve ficar com uma consistência um pouco mais dura.

Desligar o lume. Barre o interior de um tabuleiro que possa ir ao forno com a margarina reservada para o efeito. Coloque metade do puré no fundo do tabuleiro de modo a que fique nivelado. Adicione a carne e nivele igualmente. Por fim colocar o restante puré e alise a superfície com a ajuda duma faca ou espátula. 

Numa tigela bata o ovo com a água e o sumo de limão, e tempere com o sal e a pimenta. Deite esta mistura por cima do empadão. Se quiser poderá decorar com umas rodelas de chouriço Leve ao forno a gratinar, até que esteja douradinho. Coloquei o forno na posição grill.




Servi com uma salada.

Bom Apetite!

Comentários

As preferidas desta semana