Fatias de limão e côco da minha mãe

Quando era miúda a minha mãe fazia estas fatias de bolo embebidas num calda de limão com açúcar e depois eram cobertas com côco ralado. São uma pequena maravilha e então fresquinhas são uma sobremesa dos deuses.
Já tinha procurado e sempre que aparecia qualquer coisa do género tinha imenso leite condensado, que é coisa que não aprecio muito, e há uns dias desafiei a minha mãe a fazer para se relembrar da receita, e nem ela se lembrava que eram tão deliciosas.
Aqui vai ela, a receita que a minha mãe fez e que é do melhor que existe!

Ingredientes:

Bolo:
4 ovos
8 c de sopa de açúcar
4 c de sopa de farinha
1 c de chá de fermento

Calda:
0,5 chávena de chá de açúcar 
1,5 chávenas de chá de água
2 cascas de limão

60 g de côco ralado para envolver

Comece por ligar o forno a 180 ºC

Tradicional

Faça a calda, levando a água com o açúcar e as cascas de limão ao lume. Assim que começar a ferver diminua um pouco o lume e deixe que cozinhe cerca de 10 minutos. Reserve e deixe arrefecer até que volte até que chegue a altura de usar.

Para fazer o bolo começar por bater as gemas com açúcar até que fique uma mistura esbranquiçada. Adicionar a farinha e o fermento e bater até fique bem misturado. Reserve

Bata as claras em castelo. De seguida junte-as à massa do bolo e envolva.

Bimby

Comece por fazer a calda, colocando a água, o açúcar e as cascas de limão e programe 15 min/varoma/vel. colher inversa. Retire do copo, reserve e deixe arrefecer até que volte até que chegue a altura de usar.

Com o copo lavado, coloque as claras no copo da bimby com a borboleta e programe 4min/vel. 3.5. Retire e reserve.

Sem a borboleta e sem lavar o copo, coloque as gemas com o açúcar e programe 7 min/vel. 3. Adicione a farinha e o fermento e programe 20 seg/vel. 1. Adicione as claras e programe 10 seg/vel. 1


Forre uma forma rectangular com papel vegetal. Deite a massa do bolo sobre a folha e espalhe se necessário com a ajuda da espátula.

Leve ao forno por cerca de 15 minutos.

Retire do forno e deixe arrefecer. Quando o bolo estiver frio cortar o bolo em 12 rectângulos com cerca de 7X5 cm). 

Coloque a calda fria num prato e passe pela calda todas as fatias de bolo e de seguida pelo côco ralado e coloque-as num prato de servir. 

Poderá comer assim ou se preferir coloque-as no frigorífico para ficarem fresquinhas antes de comer.

Bom Apetite!




Comentários

As preferidas desta semana