Spaghetti al pomodoro by Lau

Hoje a receita não tem o nome em Português porque me apetece parecer italiana portanto hiper mega internacional, ou não houvessem várias receitas da Lau a serem partilhadas em sites nos EUA, sim cheguei ao novo continente! E agora quero conquistar o velho... Muaaahhhahahah 
Porque é chique e soa muito melhor em Italiano! Vejam a diferença de dizer spaghetti com sotaque italiano e dizer esparguete... Agora já chega de parvoeira... ☺
As massas apesar de terem origem árabe, vieram parar à Sicília em Itália por volta do século XIII, e os nossos amigos Italianos tomaram conta delas e ofereceram-nos entre muitas variedades o nosso amigo esparguete com o qual se fazem receitas fantásticas e muito variadas, e é muito raro encontrar alguém que não aprecie uma boa massa.
A receita de hoje é super simples e foi uma sugestão para o jantar da miúda cá de casa. "Mãaaeee! Hoje podias fazer massa com molho de tomate para o jantar!". E acreditem que foi mesmo uma bela ideia! Super saboroso e leve, e ainda por cima fácil e rápido de fazer, foi só fazer um bloqueio mental para não adicionar uma proteína e fazer o molho!
Para quem tem problemas com o gluten, é usar um esparguete sem gluten que fica igualmente delicioso!
Então vamos lá a isto que só esta primeira imagem já me faz água na boca!

Ingredientes: 

Massa:
300 g de esparguete
3 l de água
1/2 colher de sopa de sal
1 colher de sopa de margarina

Molho:
1/4 de cebola
1 colher de chá de alho em pó
1 colher de sopa de azeite
12 tomatinhos cherry
200 ml de polpa de tomate
2 colheres de sopa de vinho branco
100 ml de água
1 colher de chá de pimenta caiena
1 colher de chá de oregãos
sal qb

Começar por colocar a água para a massa ao lume, juntamente com o sal. Quando levantar fervura colocar o esparguete inteiro. Quando este estiver mole deve mexer-se com um garfo de forma a que as massas se descolem umas das outras. Deixar cozinhar 5 minutos e é só desligar o lume e tapar.

Entretanto picar a cebola muito finamente. Levar ao lume com o azeite e deixar alourar um pouco, para depois adicionar os tomatinhos cortados ao meio e mexer.


Quando os tomates começarem a quebrar juntar o resto dos ingredientes do molho e mexer para incorporar os temperos. 


Quando levantar fervura tape e deixe cozinhar 7 a 8 minutos em lume brando.


Assim que o molho estiver pronto escorrer a água do esparguete, colocar a massa novamente dentro do tacho com a margarina e envolver, porque como o tacho e a massa estão quentes irão derreter a margarina, e assim ficar com todos os fios de esparguete divididos uns dos outros. Quem preferir manteiga pode substituir por manteiga.

Servir a massa com molho por cima. Nós cá por casa como somos aficionados do queijo polvilhámos com mozzarela... hummmm uma delicia!


Bom Apetite!

Comentários

As preferidas desta semana