A minha nova aquisição - Panela de cozedura lenta (slow cooker)

Esta semana recebi a minha última aquisição de gadgets para a cozinha, panela de cozedura lenta, também conhecida por crock-pot, sendo este último o nome de uma marca deste tipo de panelas.
Para que serve?
Ora que esta penela permite cozinhar os alimentos muto lentamente e a baixa temperatura, como acontecia em tempos remotos em que se cozinhava nas brasas da lareira. O cozinhar lentamente os alimentos, permite que os sabores e todos os nutrientes fiquem nos alimentos, para além de os sabores naturais de todos os ingredientes se misturarem e manterem. Para além disso, o facto de ser uma cozedura a baixa temperatura, não faz com que as gorduras fiquem saturadas, e no caso particular das carnes estas ficam tenras.
O resultado é uma comida mais saudável e saborosa.
A realização da refeição leva cerca de 6 horas (podendo ir até 10 horas).
Neste momento imagino que estão a pensar "Isso é muito tempo! Eu preciso de coisas rápidas!" Pois que como resposta tenho, que durante a semana, podemos preparar a refeição à noite, sendo que a carne ficará a marinar a noite toda e de manhã é só ligarem a panela de manhã. Como normalmente estas panelas tẽm uma função para manter quente o cozinhado (keep warm), quando chegarem a casa a comida está prontinha a ser servida, e caso não tenham feito o acompanhamento ao mesmo tempo (juntar por exemplo legumes e batatas) apenas têm de fazer o acompanhamento, que normalmente é o mais rápido!
Se for ao fim de semana, então é perfeito! Imaginem que vão dar um almoço, basta preparerem tudo á noite e ligarem a panela antes de irem dormir. Resultado? Quando acordarem o almoço está praticamente feito!

Agora já sabem que vão poder encontrar aqui receitas para a slow cooker!

Comprei a minha através da amazon, e como vem com a ficha inglesa, tenho de usar um adaptador para já, mas em breve vou trocar a ficha por uma portuguesa ;) . A diferença de preço e a dificuldade de encontrar estas panelas em Portugal compensa esta "trabalheira!


Bom apetite!

Comentários

As preferidas desta semana