Arroz de polvo

Há muito, muito tempo, mesmo muito tempo que não fazia um arroz de polvo, e desta vez fiz de forma um pouco diferente e ficou divinal, muito melhor do que o que eu fazia antigamente, e talvez tenha sido por isso que o deixei de fazer.
Ora que não tem nada especial nem nenhum segredo, apenas   forma de cozinhar o polvo mudou e acrescentei tomate e vinho tinto que deram outra vida ao arroz.
No dia a seguir a miúda cá de casa até perguntou se não tinha sobrado para poder comer ao almoço... "não sobrou nem um baguito de arroz!" respondi-lhe eu!

Já vos agucei a curiosidade?
Então vamos a isto!
Ingredientes

1 kg de polvo
1 dente de alho
1 folha de louro
água qb

1/2 cebola picada
3 c de sopa de azeite
1 lata pequena de tomate pelado
1/4 de pimento verde ou vermelho
2 chávenas de chá de arroz carolino 
2 chávenas de água de cozer o polvo
2 chávenas de água
100 ml de vinho tinto
sal e pimenta qb



Colocar o polvo , o dente de alho e a folha de louro num tacho e cobrir com água. Levar ao lume e deixar cozinhar o polvo por cerca de 25 minutos. Desligar o fogão e deixar o polvo no tacho sem levantar a tampa, até que arrefeça (cerca de 1h a 1h30). Assim o polvo vai acabar de cozinhar lentamente na água e fica macio.

Retirar o polvo e cortar os tentáculos em rodelas e a cabeça em pedaços pequenos. Reservar o polvo e a água.

Descascar e picar a cebola e levar ao lume com o azeite. Entretanto corte o pimento e o tomate em pedaços pequenos e junte à cebola e ao azeite. e deixe cozinhar uns 5 minutos. Adicione o polvo e o resto da polpa de tomate da lata e envolva. Deixe cozinhar mais 5 minutos em lume brando. 
Junte ao polvo o vinho a água de cozer o polvo e a água restante, e tempere com sal e pimenta a gosto. Quando levantar fervura junte o arroz e envolva, e deixe cozinhar em lume brando por 10 minutos. 

Sirva de imediato!


Bom Apetite!

Comentários

As preferidas desta semana