Bacalhau com cenoura espinafres e natas

Esta receita é a mistura de outras duas, o bacalhau com espinafres e o bacalhau à espiritual. Esta receita veio no caminho de cá por casa estarem bastantes constipados e era necessário uma boa dose de vitamina C e os espinafres possuem bastante. Para não ficar tão verde, lá vieram as cenouras que também possuem  uma boa quantidade de vitamina C e ficou simplesmente delicioso. Nada melhor que juntar o útil ao agradável!
Também fiz um nectar de laranja e cenoura na bimby que ficou delicioso, e mais uma vez a vitamina C a ajudar!
Eu usei uma embalagem de caldeirada de bacalhau, que tem cerca de 800 g, mas também possui muitas espinhas e peles, pelo que retirando tudo isso equivale a cerca de 400 a 500g de bacalhau desfiado. Ultimamente não tenho usado muito bacalhau desfiado, porque acho que fica mais saboroso se este vier de postas, mesmo que sejam peças pequenas, como é o caso da caldeirada. Vão verificar que a outra vantagem da caldeirada é o preço!
Vai parecer uma receita imensa, mas acreditem que não! Podem sempre optar por usar o bechamel de compra, que é um bom atalho.
Vamos lá a isto!

Ingredientes
400 a 500 g de bacalhau desfiado
700 g de batata
água para cozer o bacalhau e a batata
1 cebola
2 dentes de alho
4 c de sopa de azeite
2 cenouras médias
200 a 300 g de espinafres congelados
500 ml de bechamel
200 ml de natas
sal e pimenta qb
1 folha de louro
3 a 4 c de sopa de pão ralado para polvilhar


Ingredientes para o bechamel

500 ml de leite
40g de farinha
40 g de margarina
sal, pimenta e noz moscada

Caso utilize postas ou caldeirada de bacalhau, é preciso cozê-lo para poder limpar de espinhas e peles, no caso de usar bacalhau desfiado, ignore a parte de cozer o bacalhau e de limpeza do mesmo.
Colocar ao lume um tacho com água, onde caibam o bacalhau e as batatas, ou se preferir coloque em tachos separados. 
Descascar e cortar as batatas em cubos.
Quando a água estiver a ferver adicione a batata e o bacalhau e deixe cozer por cerca de 12 a 13 minutos.

Aproveite para fazer o bechamel, levando ao lume num tachinho a margarina e quando esta estiver derretida reduza o lume para o mínimo e polvilhe com a farinha e mexa para envolver. Acrescente o leite devagar sempre a mexer com uma colher ou vara de arames e tempere com o sal, a pimenta e a noz moscada (eu uso cerca de 1. c de café de cada), Deixe que levante fervura, mexendo sempre até que comece a engrossar. Se quiser adicione as matas e envolva. Reserve.

Se fizer o bechamel na Bimby, é só colocar todos os ingredientes no copo e programar 90ºC/8 min/vel.4. Ao fim desse tempo acrescente as natas e programe 90ºC/2 min /vel.4

No caso de usar bechamel de compra, é só abrir o pacote e usar mais à frente! 😁 

Rale a cenoura, pique a cebola e o alho e reserve.

Depois do bacalhau e as batatas estarem cozidos, escorra a água e limpe o bacalhau das espinhas e das peles e reserve.

Ligue o forno a 200 ºC

Num tacho grande, eu uso o meu wook, coloque o azeite, a cebola e o alho e leve ao lume até que a cebola esteja amolecida. Adicione o bacalhau desfiado e o louro e envolva. Deixe cozinhar uns 2 ou 3 minutos. Acrescente a cenoura, os espinafres e a batata e envolva novamente, tempere com um pouco de pimenta e se necessário coloque um pouco de sal. Deixe cozinhar cerca de 1 a 2 minutos. Acrescente o bechamel e as natas e envolva muito bem e deixe cozinhar até que comece a borbulhar.

Coloque a mistura num tabuleiro de forno e polvilhe com o pão ralado.

Leve ao forno por 20 a 30 minutos, ou até que o pão ralado esteja douradinho.


Servi com salada de alface.

Bom Apetite"





Comentários

As preferidas desta semana