Arroz de pato na panela de cozedura lenta / slow cooker

Tal como prometido, no post anterior aqui estou a colocar mais uma receita feita na panela de cozedura lenta! Desta feita a slow cooker hoje fez o turno da noite aqui em casa!!!
Pois que para aproveitar o horário mais económico da electricidade, deixei um pato a cozinhar durante a noite na slow cooker, e tal como esperava foi facílimo de desossar! Os ossos saíram limpinhos, a carne tenra e suculenta, e também muito fácil de desfiar! 
Como a água não evapora, tenho uma boa quantidade de caldo de cozer o pato, para fazer o arroz.
Arroz esse que não fiz na slow cooker, porque desconfio que poderia ficar demasiado cozido se me distraísse (o que não é nada difícil! ihihih).
O facto de o pato não estar partido, e poder ser cozinhado inteiro tem a vantagem de não ter pedacinhos pequenos de ossos.
Esta receita, é bem diferente da outra que está aqui no blog, uma vez que os aromas ficam todos na panela, não é necessário recorrer a uma enormidade de temperos, senão os essenciais.
Esta quantidade que fiz foi enorme e sobrou imenso, pelo que será suficiente para umas 5 pessoas que comam bem. Podem sempre fazer o pato e congelar uma parte, assim como caldo, ou não desfiar todo e levar uma parte ao forno apenas a corar.
Vamos lá a isto!

Ingredientes:
2 kg de pato
1/4 de chouriço de carne (cerca de 50 g)
1 cabeça de alho
1 raminho de salsa e coentro
casca de meio limão (pequeno)
sal e pimenta qb
1 malagueta (opcional)
água para cobrir
3 chávenas de chá de arroz agulha

Cortar a cabeça de alho longitudinalmente em 2 partes e colocar no fundo da panela. 


Limpar o pato do excesso de gordura e penas. Cortar o chouriço longitudinalmente e colocar dentro do pato e fechar as pernas.


Colocar o pato por cima e temperar com sal, pimenta, a malagueta, as ervas, as cascas de limão e por fim colocar água até cobrir.


Programar 6H30 e deixar cozinhar


6H30 depois...


Retirar o pato do caldo para um prato grande para que possa desossá-lo. 


Reservar o caldo.
Se pretender reservar metade do pato para outro tipo de receita corte a parte a reservar antes de começar a tirar a pele e a desossar. 

Com a ajuda de dois garfos ou com a mão começar a retirar a pele e carne dos ossos, e vão verificar que sai muito facilmente. Reservar 




Cortar o chouriço em meias rodelas e reservar com a carne.


Ligue o forno entre 180 e 200ºC

Coe o caldo reservado para um recipiente. Na cuba da panela coloque o arroz. Vai ser necessário 6 chávenas de chá de líquido, pelo que caso o caldo não seja suficiente acrescente água até perfazer a quantidade necessária. Acrescente o líquido ao arroz, rectifique os tempros e leve ao lume do fogão para cozinhar. Caso não queira que o arroz tenha um sabor muito intenso ao pato, então deverá substituir 2 chávenas de caldo por água.

Coloque a carne e o chouriço no fundo de um tabuleiro de ir ao forno. Por cima espalhe o arroz e decore com mais umas rodelas de chouriço (pode ser algumas das rodelas do que foi a cozinhar com o pato). Eu decidi colocar as asas do pato meio enterradas no arroz.


Leve ao forno por 10 minutos para corar.


Sirva com umas rodelas de laranja.


Bom Apetite!

Comentários

As preferidas desta semana