Picante Gindungo da Lau

Já há algum tempo desde que fiz os meus molhos picantes com malaguetas vermelhas grandes.

Desta vez quis experimentar o famoso gindungo, malagueta pequenita de África. São amplamente usadas e conhecidas em Angola e Moçambique, e cada país e mesmo regiões têm a sua maneira de fazer o seu molho. Eu decidi fazer um mix das várias receitas que vi e aqui está ela!

Usei azeite aromatizado com poejo, mas pode ser feito com azeite simples ou aromatizado com qualquer outra erva que goste.
Atenção que as malaguetas são "agressivas" pelo que não se deve esfregar os olhos ou a boca com as mãos com suco das malaguetas. Eu aconselho o uso de luvas para  manusear as pimentas.

Ingredientes

100 g malagueta gindungo
2 dentes de alho
2 colheres de café de flor de sal
2 folhas de louro
100 ml de whisky
250 ml de azeite (usei aromatizado com poejo)
2 frascos ou garrafinhas vazios de cerca de 300 ml

Lavar as malaguetas e secá-las com papel absorvente.


Cortar os pézinhos das malaguetas e metade delas, de preferência as maiores, cortar em quartos.


Descascar os olhos e colocá-los num pilão juntamente com as malaguetas e esmagar tudo grosseiramente, sem necessitar que fique uma pasta, para que se liberte o suco dos alhos e das malaguetas, assim como se soltem as sementes das malaguetas.


Dividir esta mistura pelos frascos ou garrafinhas. e por cima de cada deitar um colher de café de flor de sal e uma folha de louro sem a nervura do meio.


Em cada garrafinha colocar metade do whisky e do azeite e acrescentar metade das malaguetas inteiras que ficaram reservadas.



Tapar e misturar.


Colocar num local fresco  e seco a maturar durante 3 semanas e todos os dias agitar os frasquinhos para intensificar a mistura e o sabor.

Bom Apetite!

Comentários

As preferidas desta semana