Azevias

O que eu gosto de azevias! Tirei a receita do livro da bimby e claro lá tive de alterar uma coisinha... menos limão para não tirar o gosto do doce, e a forma de misturar :)

Ingredientes p/ a massa:

40 g manteiga
20 g azeite
100 g água
280 g farinha
1 pitada de sal

Ingredientes para o recheio:

70 g amêndoa
1 lata pequena de grão de bico
120 g água
400 g açúcar
1 pitada de sal
6 gemas de ovo
1 c. chá de canela
Raspa de 1 limão
Óleo q.b. p/ fritar
Açúcar e canela q.b. p/ envolver

Na bimby:

Coloque no copo a manteiga, o azeite e programe 2 min/100ºC/vel 2, junte a água, a farinha, o sal e misture 20 seg/vel 6. Retire e deixe descansar 2 horas.
De seguida coloque no copo o grão e triture 5 seg/vel 5. Reserve. Triture as amêndoas 1 min/vel 9. Reserve. Coloque no copo a água, o açúcar e programe10 min/Varoma/vel 1. Junte as amêndoas, o grão reservado, o sal, a canela, a raspa do limão e programe 20 seg/vel 5. Retire o copo da base e deixe arrefecer.Adicione as gemas batidas e programe 5 min/100ºC/vel 1.

Tradicional:

Colocar a manteiga e o azeite num tacho (de preferência anti aderente) e leve ao lume mexendo sempre até estar uma mistura uniforme, juntar a água, a farinha e o sal e deixar cozinhar até formar uma bola. Retirar e reservar por 2 horas.

Picar as amêndoas no 1-2-3 (ou usar amêndoa picada) e reservar. Triturar o grão com o passe vite ou 1-2-3 e reservar. Levar ao lume a água com o açúcar e deixar diluir totalmente o açúcar até levantar fervura. Junta-se as amêndoas, a pasta de grão a raspa do limão e a canela e mexer até ficar com a consistência de doce. Deixar esfriar e juntar a gemas previamente batidas e levar a lume brando mexendo sempre cerca de 10 minutos (ou deixar cozinhar 2 minutos depois de levantar fervura).

Numa superfície polvilhada com farinha, estenda a massa com a ajuda de um rolo e recheie com o creme de grão.
Frite em óleo quente, envolva-as com açúcar e canela.

Bom apetite!

AGORA QUE VIU ESTA RECEITA, PARA SABER MAIS SOBRE A BIMBY ESCREVA NOS COMENTÁRIOS OU ENVIE UMA MENSAGEM PARA claudiatavaresbimby@gmail.com. ATÉ JÁ!

Comentários

As preferidas desta semana