24/12/2011

Bolo Rei

Esta receita é tirada do livro da Bimby com uma ligeira alteração. Dei-lhe uma forma diferente da tradicional e fiz de maneira a agradar a quem gosta apenas de bolo rainha :)

Ingredientes:
450 g farinha c/ fermento
70 g açúcar
Casca de 1 laranja, só a parte amarela
Casca de 1 limão, só a parte amarela
130 g leite
70 g manteiga
3 gemas de ovo
5 g fermento padeiro seco
20 g sumo de laranja
40 g vinho do Porto
1 pitada de sal
250 g de frutos secos
100 g frutas cristalizadas
1 gema p/ pincelar   

Começar por pesar a farinha e reservar. Com o copo bem seco coloque o açúcar, a casca dos citrinos e pulverize 15 seg/vel 9. Juntar o leite, a manteiga e programar 30 seg/37ºC/vel 6 e novamente 30 seg/vel 9. Juntar as gemas, o fermento, o sumo de laranja, o vinho, e programar 5seg/vel 3.
Com a Bimby em funcionamento na vel 3 deitar a farinha a pouco e pouco através do bocal da tampa e no fim a pitada de sal. Programar 3 min/vel espiga .
Deixar repousar a massa dentro do copo até esta levantar o copo de medida (levou cerca de 2 horas) Logo que isto aconteça, pressionar a massa com as mãos para que o volume baixe e programar 1 min/vel espiga . Programar mais 30 seg/vel espiga , e em funcionamento juntar os frutos secos através do bocal da tampa.
Retirar a massa do copo para uma superfície enfarinhada e amassar com as mãos até formar uma bola tão lisa quanto possível. Dar a forma ao bolo e colocar num tabuleiro previamente untado com manteiga e polvilhado com farinha. Pincelar a massa com gema de ovo e decorar com as frutas cristalizadas. Deixar a massa levedar até que dobre o volume e a seguir coloque no forno pré-aquecido a 180º C cerca de 30 minutos. Por fim polvilhar com açucar de pasteleiro a gosto.
Bom Apetite!

Sem comentários: