22/04/2011

Ervilhas com ovos escalfados e farinheira

Este foi mais um pedido especial... como sempre há que inventar um bocadinho e tentar chegar à receita perfeita!!! estava divinal! :) Deixo 2 formas diferentes de fazer, com a bimby e o tradicional tacho!

Ingredientes:


500 g ervilhas
1 cebola
1 dente de alho
30g de azeite
½ chouriço de carne às rodelas
100 g de bacon aos bocadinhos
1 farinheira
200 g de polpa de tomate
500g de água
100 g de vinho branco
4 ovos
Sal e pimenta qb

Bimby

Colocar a cebola, o alho e oazeite no copo e programar 5 seg – vel.5, depois programar 5min –Vel1 – Varoma. Juntar o bacon e choriço e programar 2 mim – vel.1 . varoma inv.. De seguida adicionar a água, o vinho, a polpa de tomate e as ervilhas e temperar com sal e pimenta. Colocar a farinheira na varoma, e no copo medida colcoar pelicula aderente resitente ao calor, e despejar um ovo e fechar como se fosse um saco e colocar o saquinho na varoma, efectuar este procedimentos para todos os ovos. Colocar a varoma em cima do copo e programar 20 min – vel. Colher – varoma.
Cortar a farinheira as rodelas e levar a numa frigideira anti-aderente ao lume para fritar um bocadinho, não necessita de gordura porque frita na própria gordura que se vai soltando.
Servir com os ovos e a farinheira por cima das ervilhas

No tacho

Picar a cebola e o alho e fazer um refogado com o azeite até que a cebola fque transparente. Juntar o chouriço e o bacon e saltera cerca de 5 minutos, juntar a polpa de tomate, a água, o vinho, e as ervilhas e temperar com sal e pimenta. Deixar cozinhar cerca de 25 minutos. Colocar os ovos com cuidado junto com as ervilhas para escalfar e colocar a farinheira por cima. Cozinhar cerca de 10 minutos. Retirar a farinheira e fazer o mesmo procedimento de fritura da mesma.


Bom apetite!

3 comentários:

Gonçalo disse...

Tão bom aspecto.....

Lau disse...

E o sabor... nhamiiii! :)

Duarte disse...

Demasiada gordura...