Arroz de tamboril do mar

Penso que já terei comentado a dificuldade que tenho encontrado em comprar tamboril congelado, porque além de escuro e com uma textura fibrosa, o sabor é horrível. Também vos acontece o mesmo?
No entanto, sempre que peço um arroz de tamboril nos restaurantes à beira mar, o peixe é totalmente diferente. Lascado, branco e com um sabor delicioso!
Já tinha tentado comprar fresco, mas os peixes eram sempre demasiado grandes e só os vendiam inteiros, o que os tornava demasiado dispendiosos, para quem tem algumas reservas quanto a este peixe... porque das duas uma ou o peixe era de má qualidade ou eu não o sabia cozinhar.
Foi desta que consegui! Numa incursão tardia ao mercado, em que já só estava uma banca de peixe com algum pescado, mas que de qualquer forma já estavam a  arrumar, lá estava ele! Meio tamboril!  Veio todos arranjadinho em pedaços e sem pele. Ainda por cima, como já era o fim da venda fizeram um preço mais catita! Ah e aos robalos e douradas também! Hihihihi!
O peixe por si só, tinha um aspecto completamente diferente do congelado, e lá meti mãos aos tachos e meia hora depois um arroz de tamboril dos deuses!
Portanto, se tiverem este mesmo problema com o tamboril, de vez em quando façam um pequeno investimento e comprem o peixe fresco e façam o arroz ou massada de tamboril fresco quase directo do mar que vai saber-vos pela vida!
Vamos isto!

Ingredientes:

1/2 cebola
2 colheres de sopa de azeite
1 dente de alho ou 1 colher de alho em pó
200 ml de polpa de tomate
1 tomate grande maduro
2 chávenas de arroz carolino
4 chávenas de água
sal e pimenta qb
1 malagueta (opcional)
1 ramo de cheiros (salsa e coentros)
750 g de tamboril (depois de limpo)

Começar por levar ao lume num tacho o azeite com a cebola, o alho e o tomate partido em pedaços pequenos. Deixar refogar em lume médio.


Adicionar a polpa de tomate e envolver com a ajuda de uma colher de pau.


Adicione o ramo de cheiros e os restantes temperos.


Junte a água (de preferência pré-aquecida), e envolva. Junte o peixe e o arroz. Envolva com a colher de pau e deixe cozinhar em lume brando por 10 a 12 minutos. Se quiser o arroz malandrinho (com molho) junte mais 1/2 chávena de água.


Verifique e rectifique os temperos se necessário


  Sirva de imediato!


Bom Apetite!

Comentários

As preferidas desta semana