Entrecosto no tacho

Sabem aquelas comidas que nos fazem lembrar o campo? O entrecosto faz-me lembrar a vida do campo... não sei porquê, mas faz! Até porque eu nunca vivi no campo, mas gosto do cheiro das comidas que se fazem nas aldeias, no meio dos montes!
Apesar de este entrecosto não ser feito num forno e não cheirar a lenha, faz-me lembrar as comidas simples e reconfortantes que nos enchem a alma. E pelos vistos o resto dos habitantes cá de casa também foram da mesma opinião, já que não sobrou nem um pedacinho de carne... só os ossos mesmo! E no fim ainda reclamaram que estavam muito cheios e que a culpa era minha, porque estava muito bom!
Claro... mergulharam no molho e empanturram-se com pão! 
Oh como é bom vê-los felizes e bem dispostos!
Portanto, já sabem que quando servirem este entrecosto têm de ter uma grande quantidade de pão disponível em cima da mesa! De preferência daquele que ensopa bem o molho! ihihih
Eu gosto deste entrecosto partido aos bocadinhos, pelo que pedi no talho para partirem o entrecosto para guisar ou fritar, mas se preferirem podem fazer com tiras grandes que de certeza que fica bom na mesma!
Ah! e para este entrecosto é preciso um bocadinho de tempo, para que ele cozinhe devagar, portanto é perfeito para ser feito ao fim de semana!

Ingredientes:

1 kg de entrecosto
1/2 cebola
1 dente de alho
2 colheres de sopa de azeite
200 ml de polpa de tomate
1/2 colher de sopa de pimenta caiena
1 colher de sopa de sriracha
1 colher de sopa de molho inglês
50 ml de vinho branco 
água para cobrir o entrecosto
sal qb
1 folha de louro
1 pézinho de salsa

Picar a cebola e o alho e colocar num tacho, suficientemente grande para levar toda a carne, juntamente com o azeite. 


Leve ao lume e deixe refogar até que a cebola comece a ficar dourada. 


Adicione o entrecosto e envolva com o refogado e deixe fritar um pouco. 


Adicione os restantes ingredientes. 


Tape o tacho e deixe que levante fervura Assim que começar a ferver diminua a intensidade do fogão para o mínimo e deixe cozinhar lentamente por cerca de 1 hora. O molho vai reduzir a metade.


Servi com batata cozida com casca e feijão verde cozido. Claro não esquecer o pão para o molho! Ah! Como me fez lembrar o campo!



Bom Apetite!

Comentários

As preferidas desta semana