Chamuças de frango com massa filo

Coisa que não é segredo é a minha paixão por comida indiana. E se há coisa que me deixa desiludida são as chamuças. Na maioria dos sítios elas são demasiado oleosas, incluindo o próprio recheio. E mesmo que o resto da refeição seja muito boa, as chamuças já deixaram uma má impressão. As congeladas ou são demasiado picantes e sem sabor, ou com demasiados condimentos. Sou tão crítica que acho que noutra vida fui indiana 😏

Vai daí, tinha umas folhas de massa filo no frigorifico e antes que se estragassem decidi experimentar fazer chamuças com esta massa. Ora que tanto podem fritar como podem fazer no forno para uma versão mais saudável. O que é certo é que foram tão fáceis de fazer e ficaram tão deliciosas que acho que nunca mais compro feitas... Já vos disse que acho que noutra vida fui indiana? 😄

As folhas de massa filo que usei são grandes e rectangulares.  Eu aproveitei um peito de frango que já tinha cozinhado, caso não tenha qualquer sobra de frango pode cozer um peito de frango em água com um dente de alho e um pouco de sal, e bastará contar cerca de 15 minutos após a água começar a ferver.

Ora vamos lá!

Ingredientes:

250 g de frango cozinhado sem osso e sem molho
1/2 cebola
30 g de margarina
1 c de chá de açafrão
1 c de chá de caril
1 c de chá de pimenta vermelha em grão
1 c de chá de sementes de coentros
1 c de café de cominhos
1 c de café de noz moscada
1 c de café de gengibre em pó
1 c de sopa de polpa de tomate
2 c de sopa de salsa picada

4 a 5 folhas de massa filo

Bimby:

Colocar o peito de frango no copo da Bimby e usar a função turbo 2 a 3 vezes. Retirar e reservar.

Sem lavar o copo colocar a cebola e picar 5seg/vel.5. Adicionar a margarina e programar 4 min/100 ºC/vel. colher. Adicionar as especiarias e programar 1 min/100 ºC/vel.2. Adicionar o frango reservado e a polpa de tomate e programar 5 min/100 ºC/vel.1. Retirar para um prato grande, juntar a salsa e misturar e espalhar tudo no prato para que arrefeça. 

Tradicional:

Colocar o frango num robot ou picadora e picar. 
Pique a cebola e leve num tacho ao lume juntamente com a margarina e deixe que cozinhe até ficar translúcida. Adicione as especiarias e deixe que "fritem" por cerca de 1 a 2 minutos, Junte o frango e envolva e deixe que cozinhe cerca de 10 minutos, mexendo para que não fique agarrado ao fundo da panela. Adicione a salsa e envolva. Passe para um prato grande para que possa arrefecer.

Montagem:

Corte as folhas folhas de massa filo em 3 tiras ao longo do cumprimento.

Quando o recheio estiver frio colocar uma colher de sopa no canto da tira (1) e dobre em triangulo (2), depois dobre novamente sobre o triangulo (3) e dobre novamente (4) até ficar apenas com 1 triangulo. Para selar coloque com um dedo água no último pedaço de massa antes de dobrar. 


Para fritar colocar um pouco de óleo numa frigideira e quando o óleo estiver bem quente frite as chamuças cerca de 3 a 4 minutos, virando a meio cada uma delas.

Se optar por fazer no forno, pincele as chamuças com manteiga ou margarina derretida e leve a forno pré-aquecido a 180 ºC por cerca de 20 a 25 minutos (até que elas estejam coradas).

Caso pretenda poderá congelar e apenas tirar as que quiser fritar, Para isso coloque as chamuças num tabuleiro que caiba no congelador, sem que as chamuças estejam sobrepostas, Quando estiverem congeladas (cerca de 2 horas) guarde-as numa caixa ou num saco e guarde no congelador.


Bom Apetite!

AGORA QUE VIU ESTA RECEITA, PARA SABER MAIS SOBRE A BIMBY ESCREVA NOS COMENTÁRIOS OU ENVIE UMA MENSAGEM PARA claudiatavaresbimby@gmail.com. ATÉ JÁ!

Comentários

As preferidas desta semana