Sopa à lavrador

Ora que esta é simplesmente uma sopa de feijão à qual juntamos massa, que lhe dá uma maior consistência tornando-se assim uma sopa refeição.
Para os mais gulosos é só adicionarem umas fatias de queijo ou chouriço assado para compor a refeição que ficam muito bem,

Ora que eu gosto de juntar feijão manteiga porque é mais mole e também dá mais corpo à sopa, mas podem usar outro tipo de feijão.

Para esta quantidade de sopa uso apenas meia couve portuguesa, a restante lavo e migo as folhas e guardo no congelador, que irá servir para a próxima

Ingredientes:



2 l de água
50 ml de azeite
1 cebola
1 dente de alho
50 g de abóbora
1 cenoura
3 batatas (cerca de 250g)
1/2 couve portuguesa
1/4 de chouriço
1 frasco de feijão manteiga cozido
150 g de massa cotovelinhos
Sal qb

Começar por picar a cebola e o alho e levar ao lume com o azeite, na panela de sopa, e deixar refogar um pouco. Depois juntar metade da água e a abóbora e deixar levantar fervura e cozinhar por cerca de 15 minutos.

Descascar as batatas e a cenoura e cortar as batatas em quadrados e a cenoura em quartos de rodelas e reservar. Cortar as folhas das couves em pedaços pequenos e reservar, numa tigela e cobrir com água para que não fique oxidado.

Cortar o chouriço em meias rodelas finas. se possível descartar a pele, Reserve.

Retirar o líquido do frasco de feijão e passar o feijão por água corrente até que deixe de fazer espuma.

Juntar cerca de  2 colheres de sopa de feijão ao tacho e reservar o restante.

Quando tiver passado o tempo de cozedura da abóbora retirar a panela do lume e triturar tudo com a ajuda da varinha mágica.

Juntar a restante água e deixar levantar fervura. Nessa altura juntar os restantes ingredientes excepto a massa e deixar cozinhar por cerca de 25 a 30 minutos em fogo médio. Findo este tempo juntar a massa e envolver com uma colher de pau, e deixar cozinhar por cerca de 10 minutos.

Deixar repousar 10 a 15 minutos antes de servir.


Bom Apetite!

Comentários

As preferidas desta semana