Risotto de gambas
No rescaldo do desafio à descoberta da Páscoa com o Lidl, cá por casa ficaram com "ciúmes" por não terem conseguido provar o risotto com cogumelos e trufas Deluxe, pelo que me pediram um risotto com gambas, e eu não tive como dizer que não e então coloquei o tacho ao lume e lá vai disto!
É simples de fazer e bastante saboroso. É uma óptima alternativa aos pratos tradicionais.
Ora vejam lá!
300 g de arroz arbório (arroz para risotto)
1,2 l de água
100 ml de vinho branco
100 g de queijo parmesão ralado
20 g de manteiga
1/2 tabelete de caldo de peixe (tipo knorr)
sal e pimenta qb
2 c de chá alho em pó
Ervas aromáticas para decorar
150 g de miolo de gambas
1 c sopa de azeite
Levar ao lume numa frigideira ou wok o azeite c as gambas previamente descongeladas. Polvilhar com o alho em pó e deixar que as gambas cozinhem ligeiramente, por 1 minuto ou até deixarem de estar semi-transparentes. Retirar para uma taça e reservar.
Aquecer a água. De seguida dissolver o caldo de peixe na água quente e juntar o vinho, para fazer um caldo.
Na mesma frigideira ou wok onde foram salteadas as gambas, e sem lavar, levar ao lume o arroz com 1/3 do caldo. Temperar com pouco sal, pimenta e o 1 colher de chá de alho. Envolver com a colher de pau. Deixar levantar fervura e reduzir o lume.
Deixar que o líquido seja quase absorvido e junte cerca de 1 concha de caldo e envolva com a colher de pau. Quando o líquido estiver quase todo novamente absorvido acrescente mais caldo. Vá repetindo até terminar o caldo. Quando acrescentar a última concha de caldo adicione também as gambas e envolva. Quando o líquido estiver bastante reduzido, adicione o que queijo parmesão e a manteiga e envolva. Desligue o lume.
Esta cozedura leva cerca de 20 a 25 minutos.
Pique as ervas aromáticas e salpique por cima do arroz. Eu usei manjericão e cebolinho.
Sirva de seguida!
Bom Apetite!
Comentários