Lombo de porco com batatas no forno

Já publiquei aqui outras receitas de lombo de porco, mas como eu gosto de inovar, aqui fica mais uma versão que foi à slow cooker para cozinhar primeiro e depois foi ao forno.
Eu já aqui tinha uma versão para a slow cooker, mas esta além de ter uma ligeira alteração aos temperos, leva menos tempo na panela uma vez que foi ao forno a seguir.
Ficou diferente e acho que prefiro fazer desta forma, porque a carne fica mais seca e sem estar demasiado cozida.
Para peças grandes de carne eu sempre optei por primeiro dar uma cozedura à carne antes de a levar ao forno, para fazer mais fácil de cozinhar e também ficar com uma cozedura mais uniforme, nomeadamente no interior da carne.
E se pensarmos na carne de porco esta deve ser bem cozinhada e nunca deve ficar em sangue, pelo que esta será sempre uma boa opção para quem não queira ter o forno ligado por horas intermináveis e gastar muito gás ou electricidade.

O lombo de porco tem a vantagem que podemos fazer uma peça grande e depois congelar, para outras refeições. Eu por exemplo gosto de a guardar fatiada e divido em caixas de forma a que de cada vez que vou utilizar a carne tiro a quantidade de carne necessária, sem ter de descongelar a peça toda. 

Outra vantagem de fazer a carne em 2 partes (estufar e depois ir ao forno) é que podemos sempre estufar a carne com uma semana de antecedência e congelar a peça de carne inteira e retirar do congelador apenas no dia antes de a ir cozinhar no forno, para que possa descongelar lentamente, dentro da embalagem em que congelou, e dentro do frigorífico. Se usar esta técnica, guarde o molho da carne num recipiente à parte, para poder usá-lo no assado. Se o guardar juntamente com a carne, existe uma grande probabilidade de a carne ficar com muitos cristais de gelo e perder um pouco do seu sabor, ao contrário do que pensamos que seria uma boa forma de continuar a "marinar" e a aumentar o seu gosto. Descongele o molho quando descongelar a carne e da mesma forma que esta.
Se a peça de carne for muito grande e não tenha uma caixa para colocá-la no congelador, deixe a carne esfriar fora do molho, enrole em película aderente e depois em folha de alumínio e guarde no congelador.

Para levar o lombo a assar, é só colocar a carne num tabuleiro de ir ao forno e regar com o molho e tapar com folha de alumínio. Coloque no forno pré-aquecido a 200 ºC. Ao fim de 20 minutos retire o alumínio e deixe corar a carne por mais 15 a 20 minutos. Se quiser assar a carne com batatas é só juntar as batatas ao tabuleiro antes de o levar ao forno.

Vou dar aqui a versão usando a slow cooker e a tradicional de fogão. Como se verifica a quantidade de temperos é um pouco diferente para cada uma das versões.

Ingredientes 

1,2 kg de lombo de porco
1 cebola 
1 dente de alho
1 pézinho de salsa
1 folha de louro
1 kg de batata para assar

versão tradidional
100 ml de azeite
300  ml de tomate pelado
100 ml de vinho branco
800 ml de água
1 colher de sopa de sriracha (opcional)
1 colher de sopa de pimenta
2 colheres de sopa de sal
2 colheres de sopa de molho inglês
1 colher de chá de noz moscada

Picar a cebola e o alho e levar a refogar num tacho grande com o azeite. Quando a cebola começar a ficar corada, adicionar o lombo e corar um pouco de ambos lados para selar a carne. Adicionar os restantes ingredientes e deixar estufar em lume brando por cerca de 2 horas, tendo o cuidado de ir virando a carne, para que cozinhe igualmente de todos os lados e se necessário acrescentar água e rectificar os temperos no fim.

versão slow cooker
500 ml de azeite
200  ml de tomate pelado
70 ml de vinho branco
400 ml de água (ou até cobrir a carne)
1/2 colher de sopa de sriracha (opcional)
1/2 colher de sopa de pimenta
1 colher de sopa de sal
1 colher de sopa de molho inglês
1/2 colher de chá de noz moscada

Cortar a cebola e o alho  às rodelas 
e levar a refogar na cuba da panela com o azeite. Quando a cebola começar a ficar corada, adicionar o lombo e corar um pouco de ambos lados para selar a carne. 
Colocar a cuba na panela e adicionar os restantes ingredientes. Programar para cozedura "rápida" de 4 horas.

Ligar o forno a 200 ºC.
Descascar as batatas e cortá-las em quartos. Se usar batatinhas novas pequeninas não é preciso descascar.
Colocar a carne num tabuleiro de ir ao forno. Em redor colocar as batatas. Regar com o molho da carne sem que cubra as batatas. Levar ao forno por 30 minutos. A meio regar a carne e as batatas com o molho no tabuleiro e se necessário acrescente mais molho.

Desligue o forno e deixe a carne descansar cerca de 10 minutos antes de servir.

Bom Apetite!                                                                            

Comentários

As preferidas desta semana