Brownie sem gluten

Em tempos havia por aqui um restaurante chamado Hollywood, que tinha uns brownies divinais, e sinceramente quando me perguntam qual a minha sobremesa favorita eu penso em brownies. Andei a ver online imensas de receitas, com várias opções como imenso açúcar, imensa manteiga, sem açúcar sem farinha, com fruta, com manteiga de amendoim, etc. Vi uma que era sem gluten, parecida com esta, e por azar fiz qualquer coisa no tablet e perdi a receita exactamente quando estava a produzir a receita e a adaptá-la à bimby... Mas não baixei os braços e continuei estoicamente e adorei o resultado. 
Servi com um topping de chocolate, e levei ao microndas cerca de 20 seg só para amornar o bolo e o molho e por cima uma bola de gelado de baunilha. Cortei quadrados de cerca de 7 cm de lado, o que resultou em cerca de 12 doses, mas na realidade como este bolo é denso eu sugiro que façam quadrados no máximo de 5 cm.

Ora vamos lá a isto!

Ingredientes:

50 g de margarina
200 g de chocolate de culinária negro
100 g de chocolate de culinária
3 ovos
2/3 chávena de chá de amido de milho
1 c café de fermento para bolos
1 pitada de sal
1 pitada de pimenta caiena
1/4 chávena e chá de cacau em pó sem açúcar
1/2 chávena de chá de açúcar
1/2 chávena de nozes pecan

Colocar a margarina na bimby e programar 2 min/vel.2/80 ºC. Adicionar o chocolate partido em pedaços pequenos e programar 1 min/vel.3/80ºC. Adicione os ovos e desmarque a temperatura (carregue no botão de desligar a bimby) e programe 1 min/vel.2. Entretanto misture num taça todos os restantes ingredientes, à excepção das nozes. Adicione metade da mistura ao copo da bimby e misture 20 seg/vel.4. Baixe os secos que ficarem presos nas paredes do copo e adicione os restantes secos. e programe novamente 20 seg/vel. 4
Pique as nozes grosseiramente com uma faca e adicione à massa. Programe 10seg/vel1 inv.
Ligue o forno a 170 ºC
Forre um tabuleiro de forno de cerca de 20X30 cm  com papel vegetal. Deite a massa, que é espessa no tabuleiro e alise por cima de forma a que a a massa fique com a mesma espessura em todas as partes.
Leve ao forno por cerca de 30 minutos. Faça o teste do palito para verificar se o bolo está cozido uniformemente. 
Retire o bolo do forno e coloque numa rede para esfriar.

Quando estiver frio corte em quadrados de cerca de 5 cm de lado.

Para uma sobremesa mais decadente, amorne o bolo e regue com topping de chocolate e acompanhe com uma bola de gelado de baunilha... melhor é impossível!



Para reservar é guardar numa caixa hermética ainda com o papel vegetal.


Bom Apetite!

AGORA QUE VIU ESTA RECEITA, PARA SABER MAIS SOBRE A BIMBY ESCREVA NOS COMENTÁRIOS OU ENVIE UMA MENSAGEM PARA claudiatavaresbimby@gmail.com. ATÉ JÁ!

Comentários

As preferidas desta semana