Bife de coração frito com molho de vinho tinto

Não sei se alguma vez experimentaram, mas para os que ainda não o fizeram é importante esclarecer que são bem diferentes de iscas de fígado. A textura é bem diferente e o sabor é muito suave. Por ser um músculo a carne é mais rija. Para colmatar essa situação o melhor é fritá-los lentamente, e assim a carne ficar mais macia. Como o sabor é suave aconselho a que a carne seja temperada com pelo menos meia hora de antecedência antes de cozinhar.

Acompanhei com batatas fritas na fritadeira de ar quente, portanto sem óleo, o que faz com que as batatas fiquem mais sequinhas e desta forma absorvam o molho fantástico!

Usei coração de vaca, mas se comprarem de porco, a carne será mais tenra, pelo que tirem cerca de 5 minutos ao tempo de cozedura. Se não encontrarem os bifes indicados no talho ou supermercado, peçam para cortarem o coração em bifes finos.

Ingredientes:

600 g de bife de coração
3 dentes de alho
2 folhas de louro
200 ml de vinho tinto
1 c de chá de sal grosso
1 c de café de pimenta
50 ml de azeite

Descascar e cortar os alhos em fatias. Coloquem os bifes num prato e temperem com os alhos, o sal, a pimenta e as folhas de louro por cima, Por cima deitar o vinho tinto. Deixar marinar por pelo menos meia hora.


Colocar o azeite numa frigideira grande. Levar ao lume e quando o azeite estiver quente colocar os bifes na frigideira, sem o vinho, que se deve reservar. Deixar cozinhar tapado em lume brando cerca 30 a 40 minutos, virando a carne a meio da cozedura. Se os bifes começarem a enrolar-se dar uns cortes para cortar a pele. 


Retirar os bifes para o prato de servir. Reservar.

Deitar o vinho da marinada na frigideira. Levantar o lume de forma a que o vinho ferva e evapore o álcool. Deixar reduzir um pouco o molho em lume médio alto.

Regue os bifes reservados com o molho e sirva!


Bom Apetite!

Comentários

As preferidas desta semana