Bolo para ser coberto com pasta de açúcar

Este era para ser um post apenas de bolo unicórnio, mas apercebi-me que não é muito intuitivo encontrar por aí receitas de bolos que possam ser cobertos com pasta de açúcar, uma vez que este bolo tem de ter alguma resistência e não poderá ser o bolo fofinho normal. Por isso decidi dividir o bolo unicórnio em dois posts onde explico como se faz um bolo delicioso, não demasiado doce e desta forma equilibra bastante bem com a pasta de açúcar. Por ser uma massa mais resistência, não quer dizer que não seja fôfa nem que o bolo seja massudo e seco, como encontrei em muitas receitas na internet.

Foi a primeira vez que fiz um bolo coberto com pasta de açúcar, e devo dizer que tinha muito receito de tentar fazer, porque achava que iria correr mal! 

Relembro que esta é apenas a receita para o bolo. Quanto à cobertura com a pasta de açúcar esta será apresentada noutro post. 

Vamos então passar à receita!

Ingredientes

6 ovos à temperatura ambiente
200 g de açúcar
120 g de farinha para bolos
50 g de farinha custard
1 colher de café de fermento
manteiga para untar a forma

Ligar o forno a 180 ºC

Bimby

Coloque a borboleta no copo, junte os ovos e o açúcar e programe 6 min/37 ºC/vel. 3. Volte a programar 3min/vel. 3. Adicione as farinhas e o fermento e programe 10 seg/ vel. 3.

Tradicional

Com a ajuda da batedeira bata o açúcar e os ovos até que fique uma pasta esbranquiçada, cerca de 10 minutos na posição média.

Adicione as farinhas e o fermento e misture por cerca de 3 minutos até que massa fique bem homogénea.

Unte a forma com margarina, despeje a massa do bolo, e leve ao forno por cerca de 30 ou 40 minutos.

Deixe esfriar o bolo e desenforme.

Reserve para rechear como pretender e depois cobrir com a pasta de açúcar.

Bom Apetite!

Comentários

As preferidas desta semana