Bolo unicórnio, com bolo arco-íris

Finalmente a receita de bolo unicórnio!
Tudo começou com o pedido de uma sobrinha emprestada, que me pediu para lhe fazer um bolo arco-íris, portanto um bolo às cores. Mas ela está numa fase de loucura com os unicórnios, como tantas outras pessoas. E eu decidi fazer-lhe uma surpresa e além do bolo arco-íris, surpreendi com um bolo unicórnio. Pensava eu que estava a surpreender, quando na realidade a surpresa foi quando percebeu que por dentro tinha um bolo arco-íris! hihihihi

Este bolo arco-íris é o que está na receita do bolo para ser coberto com pasta de açúcar. Mas antes de colocar a na forma, dividi a massa por 3 tacinhas e a cada uma delas juntei um corante, se quiserem fazer mais cores é dividir por quantas massas quiserem.












Como precisava de um bolo em altura tive de fazer 2 vezes o bolo, e num deles, dividi a massa em 2, em que uma levou corante vermelho e outra levou bolinhas de açúcar coloridas usadas para decorar os bolos.


Portanto primeiro que tudo a massa tem de ser resistente, quanto à pasta de açúcar há que amassá-la à mão com um pouco de farinha na bancada ou se preferirem com açúcar de pasteleiro. Eu preferi a farinha para cortar com o doce.

Para mais facilmente perceberem como esticar a pasta de açúcar, deixe-vos o video do youtube que achei mais simples para explicar como cobrir o bolo com a pasta, sem que esta pasta ou que fique enrugada. 


É um vídeo da uma escola de ensino à distância no Brasil, para o curso de pastelaria. Tem outras dicas interessantes.

Vamos então à receita

Ingredientes

Bolo
3 corantes alimentares (ou mais de acordo com a quantidade de cores que pretender)
pepitas de açúcar coloridas de decoração de bolos

Recheio
1 pacote de natas para bater
1 tablete de chocolate negro para culinária

Cobertura e decorações de açúcar
1 kg de pasta de açúcar branca
corante dourado (usei em pó)
pauzinhos de espetadas e palitos
farinha para polvilhar a bancada (vai precisar de 3 a 4 colheres de sopa)
1 colher de chá amêndoa amarga ou outro licor

Chantily para decorar
2 pacotes de natas para bater
3 colheres de sopa de açúcar
3 corantes alimentares

Começar por fazer os bolos de acordo com a receita e as indicações acima para fazer o bolo arco-íris.
Os bolos podem ser feitos com antecedência e congelados ou no dia anterior. Caso faça tudo no mesmo dia, deixe esfriar os bolos antes de os desenformar .

Com antecedência, ou enquanto espera que os bolos assem no forno e esfriem, faça as decorações de açúcar, como o chifre do unicórnio, as orelhas e as borboletas.

Para o chifre, precisa de 1 pauzinho de espetada e cerca de 150 g de pasta de açúcar. Amasse a pasta nas mãos como se fosse plasticina para ficar maleável. Polvilhe a a bancada com um pouco de farinha e role a massa para fazer um fio comprido e ligeiramente mais grosso nas 2 pontas. Dobre em 2 e enrole à volta do pauzinho até metade do mesmo, para que possa depois espetar o chifre no bolo. Se tiver alguma dificuldade em realizar esta operação, não desespere é uma questão de prática 😉. Coloque o chifre num copo ou numa caneca de forma a que a pasta não toque no mesmo e deixe secar um pouco.
Faça as orelhas, pegando em cerca de 50 g de pasta de açúcar e amassando um pouco com as mãos para amaciar a pasta. coloque um pouco de farinha na bancada e com a ajuda de um rolo da massa estique a pasta, até que fique com cerca de 3 a 4 mm de espessura. Corte em forma de folha, ou caso tenha um cortador de bolachas com esse formato use-o. Deixe secar um pouco num apoio arredondado, em cima duma colher de sopa ou dentro de uma caixa de ovos como eu optei.

Faça as borboletas, ou flores, ou laços, é como preferir usando a mesma técnica das orelhas, e deixe secar da mesma forma.

Para fazer os olhos faça o pequenos rolinhos com a pasta de açúcar e deixe secar em cima duma colher de sopa.

Entretanto pegue no corante em pó e coloque um pouco no dedo e "pinte" o chifre com cuidado para não deformar a pasta. E deixe secar no copo ou caneca.

Repita o mesmo para as orelhas, as borboletas e os olhos e coloque a secar novamente. Pintei apenas a parte da frente.


Faça o recheio de chocolate levando ao lume as natas, quando estas estiverem quentes, sem estar a ferver adicionar o chocolate partido em pedaços, se usar pepitas para derreter use cerca de 200 g. Mexa com a ajuda duma colher ou espátula, e quando o chocolate começar a derreter desligue o lume e mexa até que o chocolate esteja totalmente derretido um creme uniforme. 
Deixe arrefecer um pouco, antes de usar.

Entretanto, corte cada bolo longitudinalmente ao meio, e reserve.


Na forma que usou para fazer os bolos coloque cartolina ou papel manteiga (foi o que eu usei) de forma a que aumente a altura da forma e que fique com mais 10 cm que a altura dos 2 bolos. Por dentro coloque 2 pedaços de película aderente de forma a fazer uma cruz, e com tamanho suficiente para dar a volta aos bolos.



Coloque uma das rodelas de bolo no fundo da forma e


por cima do bolo coloque 2, 5 colheres de creme de chocolate. Com a ajuda duma espátula ou de uma colher espalhe o creme para que fique uma camada uniforme. 



Coloque outra camada de bolo e pressione um pouco com a mão.


Repita esta operação até terminar o bolo de forma a que a última camada seja a parte inferior de um dos bolos, para que as arestas da parte de cima do bolo sejam o mais direitas possíveis. Reserveo creme de chocolate que sobrou.
Feche com a película aderente e leve ao frigorífico por 30 minutos para que o chocolate solidifique um pouco e o bolo fique mais firme.


Retire com cuidado o bolo para o prato final ou uma placa de cartão redonda e forrada com folha de alumínio e barre todo o bolo com o restante creme de chocolate. Este creme vai servir de cola entre o bolo e a pasta. Reserve.

Polvilhe a bancada com farinha, e amasse a restante pasta de açúcar até que fique maleável. Vá adicionando mais farinha caso note que a pasta esteja a colar às mãos ou à bancada.

Estique a pasta com a ajuda de um rolo da massa até que fique com cerca de 3 a 4 mm de espessura. Visualize o vídeo acima de siga as instruções para colocar a pasta em cima do bolo, e adopte os procedimentos indicados para fixar a pasta ao bolo e de forma a ficar sem bolhas ou altos e de forma a evitar que massa fique rasgada. Caso a massa rasgue em algum lado reserve essa parte para depois espalhar a decoração de chantily por cima. Não se esqueça de cortar o excesso de massa e reserve a pasta que sobrar e que não esteja contaminada com chocolate num saco. Num pratinho coloque a amêndoa amarga e uma colher de café do corante em pó dourado e misture com um pincel até que tenha uma tintura. Passe com a tinta por todo o bolo de forma a ficar marmoreado. Coloque os olhos em pasta de papel no local pretendido. Assim como o chifre, e as orelhas depois de espetadas, cada uma, num palito. Deixe repousar um pouco antes de começar a decorar.
Eu fiz este bolo em 2 dias. por isso deixei-o repousar assim de um dia para o outro.

Agora falta o chantily para fazer a crina do unicórnio.
Coloque as natas bem frias e o açúcar na batedeira e bater em velocidade baixa até que obtenha um creme firme.


Divida o chantily em 4 taças. Em três delas coloque  corante alimentar e mexa cuidadosamente até que fique uniforme cada uma das cores. Leve ao frigorífico por cerca de 10 ou 15 minutos para que o chantily fique mais firme e fácil de colocar com o saco de pasteleiro.


Coloque uma ponta a sua preferência num saco de pasteleiro e coloque-o num copo para ser mais fácil de o encher com um pedaço de cada uma das cores.



Comece a colocar o chantily por cima do bolo de forma a fazer o efeito da crina. Cada fio irá sair matizado.


Coloquei ainda um pequeno fio de pasta de açúcar na base para rematar, porque cortei um pouco demais do pasta e via-se um pouco o bolo .

Leve ao frigorífico até que seja altura de servir o bolo para que o chantily não perca a forma.

Coloque as borboletas, depois de espetadas num palito para terminar a decoração.



 Digam lá se não ficou tão giro?!


A aniversariante adorou e isso não tem preço! 

"Agora já sabemos como é o cérebro de um unicórnio! (risos! Muitos risos!)"


Modéstia à parte, para uma primeira vez a fazer um bolo com pasta de açúcar e com toda a decoração envolvida, acho até que não correu mal! 😁

Bom Apetite!

Comentários

As preferidas desta semana