Panela de cozedura lenta / slow cooker - dúvidas e quais as vantagens?


Ultimamente têm-me colocado questões sobre o funcionamento ou a utilidade da panela de cozedura lenta / slow cooker, e pedido receitas diferentes das que já se encontram no blog.

Vou tentar mais a miúde colocar no blog receitas feitas na panela de cozedura lenta, e claro está que caso precisem contactem-me que terei todo o gosto em tirar dúvidas e tentar ajudar.
Penso que alguns dos assuntos que vou aqui abordar já se encontra referidos nas várias publicações do blog com receitas da slow cooker, mas vou aqui condensá-los de forma a ser mais fácil de encontrarem algumas das respostas às questões que me têm colocado.

Qual a vantagem de usar uma panela de cozedura lenta?
Como a temperatura de confecção ronda os 60 e os 70 ºC, os alimentos não perdem os seus nutrientes e assim o sabor dos alimentos não se altera. Da mesma forma a quantidade de gordura necessária é menor uma vez que o cozimento dos alimentos se faz numa atmosfera húmida, visto nunca chegar ao ponto de ebulição e desta forma os líquidos não evaporam.
O facto de levar muitas horas a cozinhar, podemos deixar a comida a fazer durante a noite, ou durante o dia de trabalho e quando chegamos a casa, o jantar encontra-se deliciosamente pronto.

Usam-se os mesmos temperos que na cozedura normal?
Sim, devemos temperar as refeições com os mesmos temperos, mas devemos ter em atenção que a quantidade deverá ser reduzida a cerca de metade, uma vez que os sabores e aromas se mantêm durante a cozedura.

Quando devo colocar as leguminosas a cozinhar?
Para esta questão, existem 2 respostas dependendo das leguminosas que usamos. Se forem feijões ou grão seco, estes devem ser colocados a demolhar por cerca de 3 horas antes de serem usados, e devem ser colocados desde o início da cozedura na panela. Por exemplo para fazer uma feijoada deverão colocar o feijão ao mesmo tempo que as carnes. E irá levar 8 horas no total a fazer esta receita. Se usarem feijão manteiga sugiro que coloquem os feijões apenas 1 hora após terem começado a cozedura, porque terão tendência a desfazer-se.. 
Se usarem leguminosas frescas, como as favas, ervilhas, feijão de descascar, deverão introduzi-las apenas 2 a 3 horas antes de terminar a cozedura, visto serem mais suculentos que os secos.

Posso cozinhar legumes?
Pode sempre adicionar legumes no início da cozedura, mas deverão ficar por cima dos restantes alimentos e devem ter o líquido a cobri-los. Se cozinhar apenas legumes então deverá apenas cozinhar no máximo por 4 horas.

Posso cozinhar arroz?
Do que vem indicado nas instruções da panela, e do que vem indicado nas receitas americanas, é possível fazer arroz, mas é necessário que se tenha atenção e ir vigiando o arroz para que não fique demasiado cozido. Portanto não sei se será assim tão certo que o arroz saia bem feito, e eu ainda não experimentei.

No caso da carne qual o melhor corte a usar?
Podemos usar na slow cooker os pedaços de carne mais económica, uma vez que normalmente são mais rijos e o sabor menos rico, ao cozinharem lentamente vão ficar mais tenros e apanhar mais os aromas dos temperos usados.

Gasta muita electricidade?
A resposta é não! Estas panelas, por cozinharem a uma temperatura baixa, não têm uma potência muito elevada, a minha por exemplo tem uma potência máxima de 163 W. Para terem uma maior noção, um microondas têm  em média uma potência de 700 W, o forno tem uma potência máxima que ronda os 2500 W. Portanto 8 horas de cozedura lenta gasta cerca de 800 W, se tivermos o forno ligado 1 hora gastamos cerca de 2200 W.

Onde comprar?
Actualmente já existem muitas lojas em Portugal a vender panelas de cozedura lenta, mas dependendo das funções disponíveis, capacidade e mesmo da marca, o preço varia bastante. e muitos supermercados têm tido estas panelas com boas promoções. Para quem não tenha problemas em comprar online, encontram mais variedade em sites internacionais. Neste caso há que ter em atenção ao tipo de ficha que traz o equipamento, porque poderá ser necessário substituir por uma nacional.

E agora, Bom Apetite!

Comentários

As preferidas desta semana