Pirâmides ou bolinhas

Na última semana tenho andado a "gastar" tudo o que está a habitar o meu congelador, incluindo sobras de carnes, peixes, legumes, e outras coisas e dando uma nova utilização, por exemplo, a carne é transformada em pratos com massa no tacho ou no forno, Mas isso será para depois vos mostrar como aproveitar. Claro que esta disposição também inclui coisas que não estão no congelador e assim chegou a hora de aproveitar também uma mini-regueifa, que estava a ficar seca e já ninguém estava interessada em comer e lembrei-me de fazer umas pirâmides e bolinhas. Se foram as melhores que já comi? Foram! Se vou deixar de propósito bolos secarem para fazer mais? Claro que vou! 
A massa não era muita, até por que era uma experiência, por isso não deu muita quantidade e decidi fazer umas bolinhas um pouco maiores que os brigadeiros, de maneira a mostrar que não tem de ficar exactamente com o formato de pirâmide, e que podemos dar a forma que quisermos.
Fiz na bimby, mas podem fazer num outro robot qualquer que dê para picar e misturar.
Ora vamos lá, que sei que já há muita gente por aí a babar! 

Ingredientes:

100 g de sobras de bolos sem creme
2 c de sopa de cacau
1 c de chá de canela
1 c de café de erva doce
1 c de chá de aguardente (opcional)
1 c de chá de marmelada ou doce de abóbora
50 ml de água
1 c de sopa de açúcar

100 g de chocolate de culinária
1 c de chá de óleo de côco

Começar por fazer a calda de açúcar, colocando a água e o açúcar na bimby e programar 3 min/90 ºC/ vel, colher. Retirar e reservar.
Se usarem o fogão, coloquem a água num tachinho e deixem que levante fervura e retirem do lume.

De seguida, coloquem as sobras de bolo partidos em bocados e programem o turbo 2 ou 3 vezes, até ficarem com o bolo esfarelado, tipo areia grossa. Juntem metade da calda, a marmelada ou o doce de abóbora, o cacau, a canela, a erva doce e a aguardente, se tiverem crianças podem não usar por causa do álcool. Programem a bimby 1 min/vel. 4, para que se forme uma massa moldável, tipo plasticina, Se estiver seco juntar um pouco mais de calda e mais uns segundos na vel. 4. 
Retirar a massa e formar pirâmides ou se facilitar formar apenas bolas, colocar num prato e levar 0 minutos a 1 hora ao formo para ficarem bem firmes. 

Quando passar o tempo de frigorífico indicado, colocar o chocolate partido em pedaços com o óleo de côco numa tacinha que vá ao microondas e aquecer 30 segundos, retirar, mexer com uma colher para ajudar a derreter, e voltar colocar mais 30 segundos no microondas e retirar mexendo bem para que fique líquido, se ainda tiver algum pedaço de chocolate levar novamente ao microondas por mais 10 a 15 segundos. Pegar numa das pirâmides ou bolinhas e colocar dentro da taça para envolver no chocolate e colocar , minimamente escorrido o excesso de chocolate, num prato com o fundo forrado com papel vegetal. Colocar novamente no frigorifico para que o chocolate fique solidificado.

Se usar bolo de chocolate diminua a quantidade de cacau.


Bom Apetite!

AGORA QUE VIU ESTA RECEITA, PARA SABER MAIS SOBRE A BIMBY ESCREVA NOS COMENTÁRIOS OU ENVIE UMA MENSAGEM PARA claudiatavaresbimby@gmail.com. ATÉ JÁ!



Comentários

As preferidas desta semana