Pasteis de bacalhau à moda da minha mãe

A minha mãe tinha um truque para fazer os pasteis de bacalhau, que era não usar só bacalhau mas também um bocadinho de pescada. Tudo começou porque o bacalhau era muito caro e assim, era a forma mais económica de fazer este excelibris da gastronomia portuguesa.
Se quiserem usar já bacalhau desfiado, não o cozam, e contem com apenas 250 g de bacalhau.
Usem batata roxa ou batata para fritar.
Ora vejam lá!

Ingredientes

300 g de bacalhau
100 g de pescada
300 g de batata cozida
1/4 de cebola
1 dente de alho
1 raminho de salsa
4 ovos
pimenta qb
água qb
sal(facultativo)
óleo para fritar


Começar por colocar água suficiente para cozer as batatas e os peixes ao lume. Descascar as batatas e cortar aos quadrados. Quando a água estiver a ferver colocar as batatas, o bacalhau e a pescada. 5 a 10 minutos depois está tudo cozinhado


Tradicional (não tenho fotografias porque usei a Bimby)
Picar a cebola, o alho e a salsa e colocar numa taça grande. Triturar as batatas para ficarem em puré e adicionar à taça, envolver com a mistura da cebola. 
Retirar as espinhas e as peles dos peixes e lascar tudo e juntar à taça. Acrescentar os ovos e a pimenta e envolver tudo até que fique uma mistura homogénea.

Com Bimby
Colocar a cebola o alho e a salsa no copo da bimby e programar 5seg/vel.5.


Adicionar as batatas cozidas ao copo e programar 5 seg./vel.5


Retirar as espinhas e as peles dos peixes e adicionar as lascas ao copo, assim como os ovos e a pimenta. Se acharem necessário acrescentem um pouco de sal. Programar 5 seg./vel.5.


Colocar a massa num prato e deixar arrefecer.


Colocar o óleo numa frigideira e levar ao lume. O óleo tem de ser o suficiente para que os pasteis fiquem mergulhados nele.
Quando o óleo estiver a ferver formar os pasteis com a ajuda de 2 colheres de sopa, rodando uma sobre passando a massa de uma para a outra até ter a forma desejada bem firme (normalmente 5 ou 6 passagens de colher é suficiente) e colocar a fritar.

Os pasteis vão-se virando sozinhos, mas pode forçar para que fiquem uniformes usando a ajuda de um garfo e virá-los.


Repetir até terminar a massa.
Já sabem é comer frios ou quentes que sabem sempre bem! 
Servi com um arroz de cenoura (aqui), mas com um arroz de feijão (aqui) ou uma salada de feijão frade também fica delicioso!


Bom Apetite!

Comentários

As preferidas desta semana