A minha nova aquisição - Panela de cozedura lenta (slow cooker)

Esta semana recebi a minha última aquisição de gadgets para a cozinha, panela de cozedura lenta, também conhecida por crock-pot, sendo este último o nome de uma marca deste tipo de panelas.
Para que serve?
Ora que esta penela permite cozinhar os alimentos muto lentamente e a baixa temperatura, como acontecia em tempos remotos em que se cozinhava nas brasas da lareira. O cozinhar lentamente os alimentos, permite que os sabores e todos os nutrientes fiquem nos alimentos, para além de os sabores naturais de todos os ingredientes se misturarem e manterem. Para além disso, o facto de ser uma cozedura a baixa temperatura, não faz com que as gorduras fiquem saturadas, e no caso particular das carnes estas ficam tenras.
O resultado é uma comida mais saudável e saborosa.
A realização da refeição leva cerca de 6 horas (podendo ir até 10 horas).
Neste momento imagino que estão a pensar "Isso é muito tempo! Eu preciso de coisas rápidas!" Pois que como resposta tenho, que durante a semana, podemos preparar a refeição à noite, sendo que a carne ficará a marinar a noite toda e de manhã é só ligarem a panela de manhã. Como normalmente estas panelas tẽm uma função para manter quente o cozinhado (keep warm), quando chegarem a casa a comida está prontinha a ser servida, e caso não tenham feito o acompanhamento ao mesmo tempo (juntar por exemplo legumes e batatas) apenas têm de fazer o acompanhamento, que normalmente é o mais rápido!
Se for ao fim de semana, então é perfeito! Imaginem que vão dar um almoço, basta preparerem tudo á noite e ligarem a panela antes de irem dormir. Resultado? Quando acordarem o almoço está praticamente feito!

Agora já sabem que vão poder encontrar aqui receitas para a slow cooker!

Comprei a minha através da amazon, e como vem com a ficha inglesa, tenho de usar um adaptador para já, mas em breve vou trocar a ficha por uma portuguesa ;) . A diferença de preço e a dificuldade de encontrar estas panelas em Portugal compensa esta "trabalheira!


Bom apetite!

Comentários

Anónimo disse…
Bom dia!!
Me diga, após um ano de crock pot, tem usado muito? Estou me coçando a comprar uma, mas com medo de acabar usando somente a de pressão elétrica mesmo. Por favor, me conte sua experiência! Um beijo!
Lau Tavares disse…
Olá sim tenho usado com alguma regularidade.
Eu aconselho a comprar principalmente para quem goste de planear as refeições com alguma antecedência.
Adoro faze carne de porco tanto em peças grandes como aos pedaços fica tão tenra e deliciosa.
O truque é usar apenas metade dos temperos que usamos na cozedura convencional.
Beijinhos
Lau
justitia disse…
Olá Cláudia, como fez para trocar a ficha para uma portuguesa? Eu também comprei agora uma panela destas pela Amazon mas vejo com ficha americana. Não sei onde comprar um adaptador ou mudar para uma ficha portuguesa... muito amador da minha parte, eu sei, mas se me puder ajudar, agradecia muito!!
Lau Tavares disse…
Olá Justitia,
Eu comprei a ficha portuguesa num hipermercado, procure na zona de materiais eléctricos e das lâmpadas. Neste video pode ver como se faz a substituição https://www.youtube.com/watch?v=LIBQaRzCF5w

Ou então pode procurar um conversor, que vendem na FNAC ou Leroy Merlin, ou em último caso na Amazon que têm uma grande variedade. Veja este sugestão de conversor de ficha de todo o mundo para europeia http://amzn.eu/6L4xJ4d. É só encaixar a ficha no conversor e colocá-lo na tomada, e assim já não tem de fazer a substituição.

Espero que estas sugestões ajudem
beijinhos
Carla disse…
Bom dia. A sua é programável? E qto custou?
Comprei uma da Russell Hobbs na worten
e estou satisfeita mas não dá para programar, o que é sempre chato.
Lau Tavares disse…
Bom dia Carla,
Comprei a minha através da Amazon.co.uk e custou cerca de 40 € numa promoção.
A escolha de programas é electrónica, portanto acaba por ser precisa, e conseguimos saber mais facilmente quanto tempo falta para terminar a cozedura, mas não dá para programar para funcionar mais tarde. Existem panelas com esta função, mas na altura custavam mais 100€, e daí ter optado por esta.
Beijinhos
Anónimo disse…
Bom dia!
Achei muito interessante a máquina, mas onde arranjamos as receitas?
Lau Tavares disse…
Aqui no blog tem algumas receitas! Espero que goste!

Obrigada
Lau

As preferidas desta semana