Bolo do caco da Lau
Já andava há muito tempo para experimentar fazer bolo do caco, e como tinha uma batata doce sozinha e abandonada no cesto das batatas, lá me decidi a experimentar.
Usei a bimby para fazer a massa e saiu deliciosa, mas claro que também se pode fazer com a ajuda duma batedeira e continua a ser fácil!
Adoro o bolo do caco para comer com hambúrgueres, bifanas ou panados de frango.
Ora vamos a isto!
200 g água
1 c. chá de sal
120 g batata-doce
11 g fermento de padeiro seco
1 c de chá de alho em pó pou 1 dente de alho
400 g farinha tipo 55, mais q.b. p/ polvilhar
Começar por lavar a batata doce e picá-la toda à volta com um garfo ou faca e embrulhá-la ainda húmida num guardanapo de papel ou papel de cozinha e levar ao microondas por 5 minutos.
Quando terminar, abrir a batata ao meio e retirar a polpa. Reservar.
Bimby:
Colocar no copo a batata-doce e a água e programar 10 seg/vel 5. De seguida adicionar o fermento e o alho e triturar 5 seg/vel 7.
Adicionar a farinha e 1 c. de chá de sal e amasse 2 min/vel.espiga.
Tradicional:
Esmagar a batata com um garfo e colocar a batata e água na batedeira com as varas de arames e mexer com velocidade média até que esteja uma mistura uniforme. Juntar o fermento e o alho e continuar a mexer em velocidade média. Misturar a farinha com o sal e vá deitando a farinha às colheradas para que fique uma massa uniforme.
Deixar levedar num local morno cerca de 40 minutos ou até a massa ter o dobro do volume.
Numa superfície polvilhada com farinha, colocar a massa e moldar 8 bolas espalmando-as ligeiramente.
Colocar ao lume uma frigideira, de preferência com um fundo grosso, e colocar as bolas que couberem, sem que se toquem umas nas outras, e deixar que cozam cerca de 4 minutos de cada lado.
Estão prontos a ser consumidos. Se sobrarem bolos, poderá guardar no congelador e quando quiser usar basta que os aqueça no forno ou numa frigideira de ar quente a cerca de 180 ºC, durante 5 minutos.
Bom Apetite!
Comentários