Sopa pico de gallo

Esta sopa surgiu depois de ter sobrado pico de gallo, mas pode ser feita mesmo sem este aproveitamento, e fica deliciosa.
O pico de gallo é uma acompanhamento frio (salada) muito usado na cozinha mexicana e tex-mex. é feito com tomate, cebola, alho, sal, pimenta, coentros ou salsa e sumo de lima. Há quem acrescente pimentos ou outros temperos, mas este será a forma mais simples de fazer, e é óptimo para acompanhar não só chili ou para rechear tacos, mas também para acompanhar grelhados.

Ora vamos à sopa:

Ingredientes

Pico de gallo:
1 tomate grande para salada
0,5 cebola roxa ou branca
2 dentes de alho
5 pernadas de coentros ou salsa
sal e pimenta qb
sumo de 1 lima

Sopa:

400 g de batata 
1 cenoura
2 c de sopa de azeite
1,5 l de água

Caso pretenda fazer o pico de gallo para servir começar por picar a cebola, o alho, os coentros ou salsa e colocar numa tigela. Cortar o tomate em cubinhos pequenos e juntar à tigela. Temperar com o sal, pimenta e o sumo de lima. misturar tudo e colocar no frio até servir. Eu uso a minha Borner para picar a cebola e o tomate, os restantes ingredientes pico com faca.

Tradicional

Caso pretenda fazer directamente a sopa, picar os ingredientes como indicado acima e colocar tudo numa panela de sopa. 
No caso de usar sobras, então é colocar o que sobrar do pico de gallo numa panela de sopa.

De seguida adicionar a água, o azeite. Descascar e cortar em pedaços pequenos as batatas e a cenoura e juntar ao tacho. Levar ao lume médio durante 30 minutos.

Bimby

Caso pretenda fazer directamente a sopa, colocar todos os ingredientes do pico de gallo em pedaços no copo da bimby e programar 7 seg. Vel.5.
No caso de usar sobras, então é colocar o que sobrar do pico de gallo no copo da bimby.

De seguida adicionar a água, o azeite. Descascar e cortar em pedaços pequenos as batatas e a cenoura e juntar ao copo da bimby e programar 25 min/100ºC/vel.1

Servir de imediato. Se quiser polvilhar com nachos partidos em pedaços, pimenta e um pouco de picante.

Bom Apetite!

AGORA QUE VIU ESTA RECEITA, PARA SABER MAIS SOBRE A BIMBY ESCREVA NOS COMENTÁRIOS OU ENVIE UMA MENSAGEM PARA claudiatavaresbimby@gmail.com. ATÉ JÁ!

Comentários

As preferidas desta semana