Rissóis de atum

Por vezes apetece-nos comer coisas simples, mas deliciosas, e como a miúda cá de casa não é propriamente fã de croquetes ou de outros fritos, raramente fazemos. Mas desta vez decidi eu mesmo fazer os rissóis ao invés de os comprar congelados. Como tinha atum, de uma lata grande e que era ligeiramente mais salgado que o habitual lembrei-me de usá-lo em vez de fazer recheio de camarão.

O resultado foi muito bom e como o atum era salgado na realidade não coloquei sal no recheio, mas ele fica indicado na receita.

Dá um pouco de trabalho, por isso o ideal é fazer uma quantidade superior ao que vai consumir  e congelar uma parte. Neste caso os meus não saíram muito grandes, e os que aparecem fritos são metade da quantidade que esta receita rende. 

Um truque é caso não tenham pão ralado porque normalmente não usam, podem sempre triturar umas tostas num robot de cozinha.

Portanto reservem cerca de 1 hora a hora e meia para fazer os rissóis.

Ingredientes:

Massa:

250 g farinha 
250 g água
30 g margarina
1 pitada de sal
1 casca de limão

Recheio:

Meia cebola
2 dentes de alho
40 g de azeite
200 g de leite
100 g de farinha
2 c de sopa polpa de tomate
2 latas de atum
q.b. salsa
q.b. pimenta
q.b. sal
sumo de ½ limão pequeno

2 a 3 ovos batidos para panar
pão ralado qb

Coloque no copo a água, a manteiga, a casca de limão e o sal e aqueça 5 min/100°C/vel 1 inv.
Adicione a farinha de uma só vez e misture 20 seg/vel 4 inv. Retire a massa do copo para uma tigela ou mesmo uma tábua de corte e deixe arrefecer.

Aproveite para fazer o recheio.

Coloque no copo da Bimby a cebola, os dentes de alho, as 2 colheres de sopa de polpa de tomate e a salsa e programe 10seg/Vel 5.

Adicione o azeite e programe 7min/100ºC/Vel 2.
Junte o leite, a farinha, a pimenta, o sal e programe 5 min/90ºC/Vel 3.

Quando acabar o tempo, adicione o atum e o sumo de limão, envolva ligeiramente com a espátula e programe 30seg/vel colher inversa. Retire o recheio do copo para uma taça para que esfrie.

Numa superfície polvilhada com farinha estenda a massa com ajuda de um rolo. Com um cortador ou com um copo ou chávena corte círculos, coloque no centro de cada um uma colher de chá de recheio. molhe as pontas do rissol com um pouco de água (passe com o dedo molhado na massa), e feche o rissol e por fim pressione as pontas com um garfo para garantir que o rissol fica selado. Passe os rissóis por ovo batido e depois por pão ralado pão ralado e vá reservando num prato.
Frite-os em óleo bem quente.




Se quiser congelar coloque os rissóis num tabuleiro, separados e leve ao congelador por cerca de 6 a 8 horas. Depois coloque numa caixa ou num saco e guarde.

Bom Apetite!

AGORA QUE VIU ESTA RECEITA, PARA SABER MAIS SOBRE A BIMBY ESCREVA NOS COMENTÁRIOS OU ENVIE UMA MENSAGEM PARA claudiatavaresbimby@gmail.com. ATÉ JÁ!

Comentários

As preferidas desta semana