Arroz branco na panela de pressão eléctrica

Depois de algumas tentativas lá consegui acertar com o arroz. Aprendi que o arroz carolino definitivamente não é o indicado para a panela por ter alguma goma e fica todo agarrado, quase como o arroz para o sushi.
A quantidade de água também é diferente da habitual, isto porque a panela de pressão eléctrica como tem a válvula de despressurização fechada não deixa escapar líquido, logo precisa de menos água que a forma tradicional.

Mas é super simples de fazer e óptimo para deixar a panela a cozinhar enquanto fazemos outra coisa. O tempo é quase igual ao do fogão, por isso não se ganha nisso, mas o facto de não ter de estar com atenção e em dias muito quentes tem a vantagem de não aquecer ainda mais a cozinha, vale bem a pena.

Ingredientes:

3 copos medida de arroz agulha 
3 copos de medida de água
1 c de sopa de margarina ou azeite
sal qb

Colocar a margarina ou azeite na panela e escolher o programa para saltear (sauté) e quando a margarina estiver derretida ou azeite quente, adicionar o arroz e envolver.
Juntar o sal e a água e envolver novamente. Colocar e fechar a tampa e escolher o programa arroz branco (white rice) ou programar pressão alta (high) e 12 minutos. Não esquecer de confirmar que a válvula de despressurização está fechada, se não correrá o risco de perder toda a água em vapor e o arroz ficar cru.
Quando terminar a cozedura, com um garfo de madeira ou plástico mexer o arroz para que fique soltinho. Se não servir de imediato pode deixar na função manter quente ou simplesmente tapar.

Bom Apetite!


Comentários

As preferidas desta semana