Espetadas de lulas

Gosto bastante de espetadas de lulas e este é daqueles pratos simples, mas que nunca tinha feito. O resultado foi bastante positivo. Todos gostaram! 😊
Desengane-se quem acha que dá muito trabalho. Usei linguiça, mas pode ser com chouriço que também fica muito bem. Usei pauzinhos de espetadas pequenos.
Acompanhei com batata cozida.

Ingredientes:

700 g de lulas limpas (congeladas)
1/2 cebola
1/4 de pimento vermelho
1/4 de pimento verde
1 linguiça
sal qb
8 pauzinhos para espetadas

Lavar as lulas previamente descongeladas. Separar as cabeças dos "saquinhos" e reservar.
Cortar os pimentos em quadrados de cerca de 2 cm por 2 cm e reservar cortar a cebola em gomos de cerca de 2 cm de grossura e depois ao meio, para ficar com cerca de 8 pedaços. Cortar a linguiça em 8 fatias grossas e reservar.

Para montar as espetadas: Pegar num pauzinho, espetar um pedaço de pimento, dobrar um "saquinho" de lula ao meio e espetar no pauzinho. De seguida espetar um pedaço de cebola, depois voltar a espetar outro "saquinho" de lula dobrada ao meio, espetar de seguida a linguiça, depois outro "saquinho" de lula dobrada ao meio, e por ultimo outro pedaço de pimento e reservar. Repetir para os restantes pauzinhos.

Por fim temperar com sal. Caso não as vá fazer de imediato, reserve no frigorífico sem temperar e devidamente tapadas para não secarem. Tempere apenas antes de as ir grelhar.
Junte as cabeças (tentáculos) aos pimentos que sobrarem e proceda da mesma forma relativamente ao tempero ou reserva no frigorífico.


Aquecer o grelhador de fogão e colocar as espetadas que couberem. Deixe cozinhar por cerca 2 minutos de cada lado, em lume médio. Se ficarem muito secas deite um fio de azeite por cima, mas tenha o cuidado de tapar o grelhador para não se queimar com os salpicos de azeite quente. Repetir para as restantes espetadas. por fim coloque as cabeças com os pimentos e deixe grelhar cerca de 2 a 3 minutos.

Servir de imediato com batata cozida ou salada.


Bom Apetite!

Comentários

As preferidas desta semana