Lasanha vegetariana com soja

Já cá tinha uma receita de lasanha vegetariana, mas como muitas vezes temos de adaptar as coisas, desta vez juntei-lhe outras coisas, como por exemplo a soja.
Ficou divinamente saborosa!
Portanto mais uma opção cheia de nutrientes e vitaminas e que é uma excelente forma de fazer com que os miúdos comam mais legumes.

Ora vamos lá!

Ingredientes:

1 embalagem de lasanha seca
500  ml de molho béchamel
100 g queijo mozzarella
1 chávena de chá de soja ganulada
4 chávenas de chá de água
1/2 caldo de legumes (knorr)
50 ml de azeite
1 cebola
2 dentes de alho
1 courgete
2 cenouras
50 ml de vinho branco
1/4 de pimento verde
1/4 de pimento vermelho
1 c. sopa de tomate concentrado
1 beringela
4 cogumelos brancos laminados
20 g de espinafres congelados
sal e pimenta qb
1 c. café de oregãos



A primeira coisa a fazer é deitar a soja numa taça com 2 chávenas de chá de água para que esta fique a hidratar enquanto faz as restantes tarefas.
Descascar todos os legumes e de seguida cortar finamente, eu usei a mandolina. Deixar a beringela para último, uma vez que esta fica oxidada muito rapidamente.

Levar a restante água a ferver, e assim que isso aconteça dissolva o caldo de legumes e reserve.

Levar ao lume num wook, ou num tacho grande largo, o azeite. Quando este estiver quente adicionar a cebola e deixar cozinhar até ficar transparente. Juntar o alho, a cenoura e a courgete e envolver um pouco. Tapar e deixar cozinhar por 1 ou 2 minutos. Depois juntar o vinho, os pimentos e o concentrado de tomate, envolver e tapar. Deixar cozinhar um pouco (2 a 3 minutos). Aproveitar para escorrer bem a soja e adicionar aos legumes, assim como a beringela, os cogumelos e os espinafres e por fim o água com o caldo de legumes e temperar com o sal e a pimenta a gosto e por fim polvilhar com os orégãos. Envolver tudo muito bem e tapar. Deixar cozinhar por cerca de 10 a 15 minutos em lume médio.



Eu uso faço o meu molho béchamel nesta altura. Podem ver a receita aqui.

Ligar o forno a 200 ºC.

Quando estiver tudo feito. colocar uma colherada de legumes no fundo de um pirex, e por cima colocar 1 camada de placas de lasanha (no meu tabuleiro cabem 3 placas) e depois uma camada de legumes com o respectivo molho, que vai cozinhar a massa.


Terminar com uma camada de lasanha sobre a qual se deita o molho béchamel e polvilha-se com o queijo mozzarella.

Levar ao forno por cerca de 30 minutos (forno ventilado) ou 45 minutos (forno normal).

Delicioso!


Bom Apetite!

Comentários

As preferidas desta semana