Arroz de galinha de cabidela

Já tinha feito antes e não tinha saído nada de especial para merecer estar aqui no blog.
Talvez a diferença esteja em que anteriormente usei frango e frango do campo e desta vez usei galinha.  A carne de galinha tem um sabor e uma textura diferente do frango, por ser mais "madura" fica mais rija e leva mais tempo a fazer.
Enquanto que com frango é preciso entre 30 a 45 minutos a cozinhar a carne, no caso da galinha levei cerca de 1h20 a cozinhar a carne, e depois mais 5 minutos para o arroz.
O arroz foi feito misturado com a galinha, mas sei que normalmente fazem o arroz à parte e depois adicionam o frango e o sangue.
Em vez de um tacho normal, usei um tacho de barro a fazer lembrar as receitas antigas. Como o barro mantém o calor eu desliguei o fogão assim que adicionei o sangue, para que o arroz ficasse a cozer muito lentamente só com o calor do tacho.
Usei arroz carolino que coloquei numa tigela e cobri de água assim que o frango começou a cozinhar. O arroz carolino é o mais indicado uma vez que vai incorporar o líquido do arroz e ao mesmo tempo também confere uma textura mais cremosa ao prato.
Pode usar-se o arroz agulha, mas pelas suas características não vai apanhar tanto o gosto e o sangue não vai aderir tanto ao arroz.
O sangue, pode comprar-se no talho ou no supermercado (secção de talho), e já traz vinagre. No entanto, eu gosto do sabor do vinagre pelo que acrescentei mais... E claro que coloquei a garrafa na mesa para podermos acrescentar mais um pouco no nosso prato! ☺
A quantidade de água poderá parecer de menos, quando cozinhar o arroz, mas estou a contar com o sangue que também vai ser adicionado, pelo que mais água vai levar a que o arroz fique demasiado cozido.
Sujeitei este arroz à mais dura das juradas que conheço, a minha mãe, que é uma mulher do Minho e que é exigente na confecção dos pratos... ela repetiu o prato! Portanto... Prova superada!
"Ora bamos lá à receita!"

Ingredientes:

1/2 galinha (cerca de 1,5 kg)
100 g de bacon
1 cebola
2 dentes de alho
50 ml de azeite
1,5 l de água
100 ml de vinho branco
1 colher de sopa de sal
1 colher de chá de pimenta
1 folha de louro
2 pezinhos de salsa
2 sacos de sangue
2 colheres de sopa de vinagre

Corte a galinha em pedaços pequenos e retire a grande parte da pele, para facilitar a cozedura e diminuir a quantidade de gordura respectivamente.


Corte o bacon às tirinhas e pique a cebola e o alho.
Leve ao lume um tacho, no meu caso usei de barro, e adicione o azeite. Quando o azeite estiver quente acrescente a cebola, o alho e o bacon. 


Deixe refogar até que os alhos comecem a ficar douradinhos.
Nessa altura junte a galinha e envolva. 


Adicione o vinho e cubra a carne com água. Tempere com sal, pimenta, o louro e a salsa. tape e deixe cozinhar. 


Assim que a água levantar fervura passe o lume ao mínimo, para que a carne coza, mas não queime. Vá verificando se é necessário adicionar mais água.
Ponha o arroz numa tigela, cubra com água e reserve.
Abra os pacotes de sangue e numa tigela misture com o vinagre. Reserve.



Quando a carne estiver cozinhada acrescente metade da restante água previamente aquecida, e depois o arroz escorrido, envolva. Adicione a água necessária de forma a que fique com cerca de 2 dedos de liquido acima do arroz e da carne.
Deixe cozinhar por 5 minutos, e verifique se é necessário rectificar temperos.


Então, adicione o sangue e envolva bem. Deixe levantar fervura e desligue o lume.


Sirva acompanhado de uma salada verde.


Bom Apetite!

Comentários

As preferidas desta semana