Bacalhau com grelos e ovo enformado

Esta receita não tem nada de complicado e só o aspecto dela é um brilharete certo! É outra forma de apresentar o nosso fiel amigo.
No caso de não ter um aro ou forma de formo amovível pode fazer sempre a montagem num tabuleiro de vidro ou pirex, para que assim se consiga ver as várias camadas.
Eu retirei a receita da revista Cozinha Regional, mas fiz pequenas adaptações para ficar mais ao gosto cá de casa. Espero que gostem!

Ingredientes:

3 ovos grandes
500 g de bacalhau demolhado
800 g de batata
500 g de grelos congelados
1 cebola
3 dentes de alho
80 ml de azeite
Sal qb
Água para cozer o bacalhau, as batatas, os ovos e os grelos

Começar por levar água ao lume em dois tachos para cozer bacalhau, as batatas, os ovos e os grelos. Colocar de imediato os ovos no tacho onde cozerá o bacalhau.
Descascar as batatas e cortar em rodelas ou ao cubos.
Quando a água estiver a ferver, colocar o bacalhau no respectivo tacho. Tapar e deixar cozinhar por 10 minutos
No outro colocar as batatas com uma pitada de sal e deixar cozinhar por 15 minutos.
Descascar e cortar a cebola e os alhos em rodelas muito finas. Levar uma frigideira ao lume com o azeite e deitar lá para dentro as cebolas e os alhos e deixar cozinhar em lume médio até que a cebola fique quebrada e os alhos não ficarem queimados.

Quando o bacalhau estiver cozinhado, retire as peles e as espinhas e reserve. Coloque os ovos em água fria depois de cozidos para esfriarem e ser mais fácil descascar.

Assim que a batata estiver cozida, retire-as e reserve. Na mesma água deite os grelos e deixe cozinhar 10 minutos após a água começar a ferver.

Entretanto esmague as batatas.

Escorra os grelos depois de cozidos e reserve.

Coloque um aro grande num prato de servir, e faça uma camada com as batatas esmagadas, de seguida coloque os grelos e depois faça a camada de bacalhau. Deite por cima a cebola e por fim termine com os ovos às rodelas por cima.

Sirva a acompanhar um vinho branco leve e fresco.

Bom Apetite!

Comentários

As preferidas desta semana