Tarte de maçã com creme custard

Já começa a cheirar a Natal e eu adoro os aromas natalícios! A canela é uma das coisas que me leva até a essa época do ano. Esta é uma recita que podem levar à vossa mesa de Natal!
Tem pouco açúcar, o que é bom para quem quiser cortar nos doces, e acima de tudo tem muita fruta, ou melhor maçãs!
Usei custard, porque o sabor baunilhado deste amido de milho vai dar ainda mais vida a esta tarte.
É fácil de fazer e ainda mais de comer! Principalmente se estiver morna e acompanhar com gelado de baunilha! hummmmmmmmmmm! Lá se vai a dieta! 

Ingredientes:

1 base de massa quebrada fresca
4 maçãs
2 c sopa de açúcar amarelo
1 c chá de canela em pó
3 cascas limão
2 c de sopa de sumo de limão
500 ml de leite
2 c sopa de farinha custard
1 c sopa de farinha maizena
2 c chá de açúcar granulado

Ligar o forno a 180 ºC.

Descascar e cortar as maças em fatias (meias luas) muito finas. Colocar as maçãs numa taça, por cima polvilhar com o açúcar amarelo e a canela. Envolver as maçãs de modo a que todas elas apanhem a canela e o açúcar. Regar com o sumo de limão e reservar.
Num tacho levar ao lume o leite com as cascas de limão. Quando levantar fervura reduza o lume e adicione o açúcar granulado e mexa com uma vara de arames. Junte as 2 farinhas peneiradas, mexendo com a vara de arames entre cada colher de farinha, de forma a que esta fique devidamente dissolvida no leite. Deixe cozinhar um pouco, mexendo sempre com a vara de arames para que não crie grumos, até que fique um creme. Retire do lume e deixe arrefecer um pouco
Entretanto, numa forma de fundo amovível, colocar a massa quebrada e pressione-a para que adira às paredes da forma. Corte o excesso de massa das laterais com uma faca e reserve essa massa que sobra. Pique o fundo da massa para permitir a que o ar possa sair por baixo e a massa coza por igual.
Faça uma pequena bola com a massa que sobrou e estique com o rolo da massa, corte pedaços de massa com um cortador de bolachas com a forma que preferir, eu usei meias luas. Reserve estas "bolachinhas" que irão decorar a tarte
Deite as maçãs na tarteira, e espalhe-as de forma a que fique nivelado. Por cima despeje o creme custard. Disponha por cima as "bolachinhas" reservadas para decorar a tarte.
Leve ao forno por cerca de 30 minutos.
Retire do forno e coloque a tarte num prato mantendo a parte de baixo do prato da tarteira e tire apenas o aro.
Polvilhe com canela e sirva!




Bom Apetite!

Comentários

As preferidas desta semana