Frango no forno com limão

É super fácil de fazer mas leva algum tempo no forno. 
Tinha comprado o frango inteiro para fazer na slow cocker, mas não fui a tempo para o almoço. Decidi então fazer o frango no forno, porque me lembrei que tinha uma embalagem de tempero de frango no churrasco no frigorífico.
O tempero de frango  no churrasco é fácil de encontrar em qualquer supermercado, tanto marcas brancas como outras. A diferença para a massa pimentão é que é menos intenso e menos espesso. Já o tinha usado para fazer entrecosto e também fica bem.
Caso tenham massa pimentão em casa, e não tenham o tempero de frango, usem-no mas diluam primeiro em 1 colher de sopa de água.

Ficou um cheirinho a frango assado pela casa!

Vamos a isto!

Ingredientes
1 frango inteiro (com cerca de 2 kg)
3 colheres de sopa de tempero para frango no churrasco
1 limão médio ou 1/2 grande
1 colher de café de sal
1 pitada de pimenta
1 colher de café de alho em pó

linha de cozinhar, folha de alumínio e 2 palitos

Retirar o excesso de gordura do frango na abertura de baixo e na zona do pescoço. Picar o frango com a ponta de uma faca para que o tempero entre um pouco na carne. 
Com a ajuda de um pincel de cozinha ou mesmo com as mãos, pincelar ou esfregar a pele do frango com o tempero de frango. 
Esfregar o interior do frango com o sal, a pimenta e o alho . Corte o limão ao meio e coloque no interior do frango. Cruzar as pernas do frango e atar com um pedaço de linha. 
Coloque dois palitos na parte mais alta do frango de forma a poder colocar a folha de alumínio sem que esta toque na pele do frango e retire o tempero. 

Ponha o frango num tabuleiro de forno com grelha. Caso não tenha grelha faça umas 4 bolinhas, do tamanho das de golfe, com alumínio e coloque no fundo do tabuleiro e coloque o frango por cima de forma a que este não toque no tabuleiro.


Cubra com a folha de alumínio de forma a que fique tudo vedado, para que o frango possa cozinhar no seu vapor

Ligue o forno a 220 ºC. Quando atingir a temperatura desejada coloque o tabuleiro com o frango no forno. Ao fim de 45 minutos retire a folha de alumínio e deixe corar por mais 15 a 20 minutos.


Retirar os palitos, a linha e o limão e colocar o frango no prato de servir.

Retire a grelha do fundo do tabuleiro e esprema o sumo de limão para dentro do mesmo. Com a ajuda de uma colher, misture os sucos libertados pelo frango durante a cozedura com o sumo de limão. Passe o molho criado para uma tigela ou molheira para levar à mesa.


Se preferir poderá trinchar o frango antes de levar para a mesa.


Acompanhei com batata doce laranja com alecrim no forno e com batata salteada com oregãos


Bom Apetite!

Comentários

As preferidas desta semana