Tarte pastel de nata

Há uns dias atrás tinha comprado massa folhada fresca, que estava com um bom desconto, com a intenção de fazer uma tarte e lembrei-me de fazer uma de nata... mas como não leva natas chamo-lhe tarte pastel de nata, porque sabe a pastel de nata!
É fácil de fazer e ficou muito leve e saborosa.
Esta é uma boa opção de sobremesa ou de lanche para qualquer altura.

Vamos à dita da receita!

Ingredientes:

1 embalagem de massa folhada fresca
3 gemas de ovos
6 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de farinha maizena
500 ml de leite
1 casca de limão
1 pau de canela
2 sementes de cardomomo

Ligar o forno a 180 ºC, eu liguei a 200 ºC porque a temperatura está um pouco baixa.

Colocar a massa folhada com o papel vegetal e forrar uma tarteira de fundo amovível

Usar uma tarteira amovível e forrar o interior com o papel vegetal e a massa folhada. Aparar o excesso de massa que fica na borda da forma. Reservar.

Numa taça coloque a farinha maizena, as gemas e o açúcar e bater até que se torne uma massa esbranquiçada e fôfa.

Leve ao lume num tachinho o leite com o cardomomo, o pau de canela e a casca de limão, quando o leite estiver quente, mas não a ferver retire do lume.
Vá deitando algumas colheres de sopa de leite na massa da farinha, açúcar e ovos até que esta fique morna. Mexa sempre entre cada colher para incorporar o leite na massa. Esta etapa é muito importante visto ser necessário temperar a massa para que na etapa a seguir os ovos não fiquem cozidos, como se fosse quase ovo mexido.
Retire a casca de limão e o pau de canela do leite, e misture a massa no leite. Leve a lume brando e vá mexendo até engrossar e ficar um creme muito macio. Leva cerca de 3 a 4 minutos.

Colocar este creme sobre a massa folhada e levar ao forno por cerca de 30 a 40 minutos, sem ter o grill ligado para não queimar o creme e a massa.

Deixar esfriar um pouco e colocar num prato de servir.


Bom Apetite!

Comentários

As preferidas desta semana