Frango com esparguete ou esparguete com frango?

Estava eu já a meio do jantar quando decidi ir confirmar... uma das minhas receitas favoritas e que mais vezes faço cá em casa não estava no blog! Blasfémia!!! Que pecado!
Como é possível?! Depois percebi, que já tinha uma idêntica que é Pipis com esparguete. A receita é muito parecida, até porque a origem da carne é a mesma! Mas para que não fiquem dúvidas e para que possam sempre encontrar, aqui fica a minha receita que me lembra a infância! 
Com isto não tenho fotografias dos primeiros passos.
Nesta receita o rei é mesmo o esparguete! Porquê? Simples é delicioso, guloso, fabuloso, saboroso! 
Primeiro cozinhamos o frango com imenso molho! Junta-se a este molho o esparguete que fica a cozinhar apenas 8 minutos neste molho cheio de sabor. Além de o molho engrossar um pouco ele fica agarrado à massa que não fica demasiado cozida mas super saborosa! Como dizem os amigos americanos e ingleses é tão mas tão decadente que se torna estúpido de bom que é!
A verdadeira confort food que ainda por cima me lembra a minha infância!
Portanto esta receita tem uma desproporcionalidade de esparguete em relação à carne... Ora se o esparguete duplica o peso, o frango diminui... Fico sem saber se é frango com esparguete ou esparguete com frango!
Vejam lá...

Ingredientes:

1/2 cebola
1 dente de alho
1 cenoura
3 colheres de sopa de azeite
300 ml de polpa de tomate
1 pézinho de salsa
1 folha de louro
1 l de água
100 ml de vinho branco
1,5 kg de frango (1 frango médio)
500g de esparguete
sal e pimenta qb

Peçam no talho para cortarem o frango aos pedaços e sem pele. Se quiserem podem usar  peito de frango, mas o resultado não é mesmo, o sabor da carne e do molho fica diferente, menos rico, do que com a carne com ossos.
Corte a cenoura às rodelas, pique a cebola e o alho e levar tudo a refogar num tacho grande com o azeite. Quando a cebola estiver translúcida adicione a polpa de tomate e envolva e deixe que esta levante fervura. Acrescente a água e o vinho. Mexa e deixe que levante fervura. Acrescente o frango, o louro, a salsa e tempere com sal e pimenta. Ponha em lume médio, tape a panela e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos. Se usar frango do campo, então deverá deixar cozinhar mais 10 a 15 minutos.


Verifique se os ossos da carne já se encontram a sair da carne.

Adicione o esparguete, deixe amolecer um pouco, de forma a poder envolvê-lo com a carne. O molho deve ficar cerca de um dedo acima da carne e do esparguete, pelo que se for necessário adicione água e rectifique o tempero.


Deixe cozinhar por 8 minutos em lume médio e ao fim deste tempo desligue o lume. Aguarde cerca de 5 minutos até servir, para que a carne descanse e o esparguete fique no ponto! Vai verificar que o ficou pouco molho.


Bom Apetite!





Comentários

As preferidas desta semana