Conserva de pimento vermelho assado
Tinha um pimento vermelho no frigorífico e antes que se estragasse decidi fazer uma conserva de pimento assado. É simples de fazer e está e sempre pronto a usar em saladas.
Agora só falta experimentar com pimento verde e ver se resulta!
Há que ter em atenção que o frasco a usar deve estar esterilizado. Para isso basta colocá-lo em água a ferver por cerca de 5 minutos, e deixar depois escorrer virado para baixo em cima de um pano lavado.
Antes de começar a tratar do pimento deverá ter o frasco pronto a usar.
Ingredientes:
1 pimento vermelho
1 colher de chá de sal
3 dentes de alho
50 ml de azeite
1 frasco de 200 ml
Lavar o pimento e secá-lo com um pano. Colocar uma grelha para assar peixe em cima do maior bico do fogão. Se não tiver grelha pode assar directamente em cima do bico do fogão.
Colocar o pimento sobre a grelha e ligar o fogo. Vá virando o pimento para que este fique assado em todos os lados. Quando a pele do pimento estiver praticamente toda negra é sinal que o pimento está assado.
Desligue o fogão e coloque o pimento dentro de uma taça com água, para mais facilm
ente tirar a pele queimada. Também pode colocar o pimento dentro de um saco de plástico fechado, e deixar que a humidade criada pelo calor do pimento solte a pele, mas vai levar mais tempo.
Retire a pele do pimento, abra o pimento e retire as sementes e o caule.
Corte o pimento às tiras e pique os alhos muito finamente.
Coloque metade do pimento no frasco por cima metade dos alhos e metade do sal. Faça nova camada com o restante pimento, alho e sal.
Deite o azeite por cima. A quantidade de azeite necessária indicada poderá ser um pouco menos ou mais, devendo este cobrir todo o pimento.
Feche a tampa e agite um pouco para misturar mais os sabores.
Reserve no frigorífico e vá consumindo com saladas, com carnes ou peixes grelhados. Aproveite o azeite para temperar as saladas.
Bom Apetite!
Comentários