Risotto com gambas e bacon

Risotto, foi algo que sempre achei aborrecido de fazer por ter de estar meia hora, pelo menos em frente ao tacho simplesmente a mexer o arroz e a acrescentar água.. Assim, aventurei-me com a bimby a fazer risotto pela primeira vez. O veredicto foi: "Nunca mais vamos ao italiano de propósito para comer risotto!"
Também indico a forma tradicional para fazer, embora não tenha sido ainda testada, pelo que fico a aguardar os vossos comentários.
Curiosos?

Ingredientes:
300g de arroz para risotto
1 cebola pequena
1 dente de alho
20g de azeite
100 g de vinho
850g de água
250g de gambas
100g de bacon
75g de queijo parmesão
2 colheres de café de açafrão
sal e pimenta qb
2 pézinhos de salsa e delicias do mar (opcional)

Na bimby:

Começar por colocar o azeite, o alho e a cebola no copo da bimby e picar , 5 seg/vel.5, de seguida acrescentar o bacon aos bocadinhos e refogar, 5min/vel1/varoma. Depois acrescentar o vinho, a água, o arroz, o açafrão e temperar com sal e  pimenta a gosto e programar 12min/vel, colher inv./100ºC. Acrescentar as gambas e programar mais 10min/vel.colher inv/100ºC.
Acrescentar o parmesão e incorporar no arroz com a ajuda da colher.

Tradicional:

Refogar no azeite, a cebola e o alho picados, e também o bacon aos cubos. Quando a cebola ficar translúcida acrescentar o vinho e deixar evaporar o álcool. Com o lume no mínimo adicionar o arroz temperado com o sal e a pimenta e também com o açafrão, envolver e acrescentar água, de forma a que esta apenas cubra o arroz. Ir mexendo sempre, para que o arroz não fique colocado ao fundo e assim como os bagos não fiquem agarrados entre eles. Acrescentar a água aos poucos e quando já tiver usado metade da água, juntar ao arroz as gambas e continuar a juntar a água até que esta termine ou o arroz esteja cozido, sem nunca esquecer que não pode deixar de mexer. Por fim juntar o queijo e envolver com uma colher.

Servir com a salsa picada e as delicias do mar por cima e se quiser acrescentar mais queijo!

Bom apetite!

AGORA QUE VIU ESTA RECEITA, PARA SABER MAIS SOBRE A BIMBY ESCREVA NOS COMENTÁRIOS OU ENVIE UMA MENSAGEM PARA claudiatavaresbimby@gmail.com. ATÉ JÁ!


Comentários

As preferidas desta semana