Doce de ameixa encarnada

Ora que ontem fui à frutaria, e estavam lá tantas ameixas a um preço muito convidativo. Embora não seja muito fã de ameixas, decidi comprar para fazer doce, coisa que também nunca tinha feito. Depois de várias pesquisas pela net decide-me por juntar o que achei melhor de todas :)

Ingredientes:

800g de ameixas encarnadas
400g de açúcar
2 paus de canela
1 casquinha de limão
1 colher de sopa de vinho de porto

Começar por lavar as ameixas, descaroçá-las e cortar em quartos. Colocar numa taça as ameixas com o açúcar, e deixar repousar, para que as ameixas libertem o sumo, por cerca de 30 minuto a uma hora.

Colocar no copo da bimby as ameixas com o açúcar e dar 2 toques de turbo. Juntar os restantes ingredientes e programar 30min/vel. colher inv./100º.
Findo este tempo, vão verificar que está uma "sopa", então retira-se os paus de canela e a casca de limão, e programa-se 15min/vel. 1/varoma, colocando o cesto por cima da tampa, ao invés do copinho, para que o excesso de liquido evapore, e o cesto vai evitar os salpicos.

Após terminar de cozinhar, ainda assim o doce vai estar um pouco líquido, mas quando arrefecer vai ficar no ponto. Chegou a altura de colocar nos frascos que devem estar previamente escaldados e secos. Colocar o doce ainda quente nos frascos, tapá-los apertando muito bem a tampa, uma vez que devem ficar e virados com a tampa para baixo, até arrefecerem para criar vácuo. Rendeu-me 4 frascos de doce.

Bom apetite!

AGORA QUE VIU ESTA RECEITA, PARA SABER MAIS SOBRE A BIMBY ESCREVA NOS COMENTÁRIOS OU ENVIE UMA MENSAGEM PARA claudiatavaresbimby@gmail.com. ATÉ JÁ!

Comentários

As preferidas desta semana