Grão cozido na panela de pressão eléctrica

Uma coisa que é muito fácil e rápida de cozer na panela de pressão, é grão e feijão e há mesmo quem tenha a panela de pressão unicamente para isso. Pois que com a panela de pressão eléctrica a facilidade continua a ser muito grande. 
Do que experimentei cozer o grão demolhado é muito mais rápido que seco, mas caso queiram experimentar usar o seco, basta terem em conta que vai levar o dobro do tempo, portanto terão de seleccionar o menu pré-programado duas vezes ou colocar logo o dobro do tempo caso prefiram a programação manual, devem ter em atenção que nesse caso devem usar pelo menos o dobro da água para cozinhar.
Caso queiram cozinhar o dobro do grão, os tempos de cozedura não precisam de ser alterados. Neste caso aconselho apenas a que deixem a pressão saia normalmente.

Aproveitei e com metade dele fiz uma salada de grão. Cozi um pouco de bacalhau e ovo e 12 batatas cortadas aos cubos, juntei tudo e temperei com azeite, vinagre e um pouco de alho e pó e pimenta. Fica a sugestão.

Ingredientes:

500 g de grão seco
1,5 l água para demolhar o grão

água para cozer o grão
1 dente de alho
1 colher de chá bem cheia de sal.

Para demolhar o grão colocá-lo numa tigela grande com a água e deixar de molho cerca de 8 horas. Ele vai quadruplicar o seu tamanho.

Depois de demolhado, escorrer a água do grão e colocá-lo na cuba da panela de pressão, adicionar o alho, que não precisa ser descascado, e o sal. Cobrir o grão com água de forma a que fique com cerca de 1 dedo de água acima do grão.

Fechar a tampa, certificando-se que válvula está está na posição fechada para fazer pressão. Escolher o programa grão (multigrains), ou programar pressão alta (high) e 25 minutos.

Quando terminar deixe sair a pressão naturalmente, ou se preferir desligue a opção manter quente (keep warm) e coloque a válvula de pressão na posição de despressurização.

Se optar por congelar uma parte do grão guarde-o com um pouco da água da cozedura.

Bom Apetite!

Comentários

As preferidas desta semana